Fale com a gente

Municípios Água contaminada

Sanepar rebate laudo do Ministério da Saúde sobre surto de diarreia em Cascavel e promete ir à Justiça

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Sanepar se manifestou sobre o relatório do Ministério da Saúde, divulgado nesta quinta-feira (1º), confirmando a contaminação das águas como causa do surto de diarreia em Cascavel.

A empresa informa que vai tomar medidas judiciais para evitar o que chama de “informações distorcidas”.

“A Sanepar comunica que tomará medidas judiciais para que informações distorcidas e inverídicas sejam evitadas”.

A nota diz ainda que a Sanepar garante a qualidade da água que abastece Cascavel e que um laudo do laboratório Instituto Adolpho Lutz atesta essa qualidade e confirmam que não há presença de protozoários nocivos à saúde humana na água.

Quanto a presença de protozoário na água bruta do Rio Saltinho, a Sanepar diz que fez a imediata comunicação à Secretaria de Estado de Saúde e que ampliou as mediads de prevenção.

 

Confira a íntegra da nota:

“A Sanepar reitera e garante a qualidade da água distribuída para a população de Cascavel. As análises realizadas pela Companhia, pelo laboratório contratado pela Sanepar e pelo Instituto Adolpho Lutz, atestam essa qualidade e confirmam que não há presença de protozoários nocivos à saúde humana na água entregue para a população.

Assim que detectou a presença de protozoários no rio Saltinho, em janeiro de 2019, a Sanepar fez a imediata comunicação do resultado à Secretaria Estadual de Saúde (SESA), através do SISÁGUA, conforme relatórios da própria SESA. E, imediatamente, ampliou as medidas de prevenção no sistema de abastecimento, visando garantir a segurança e a qualidade no fornecimento da água.

A Secretaria Municipal da Saúde de Cascavel em nota, distribuída no dia 27 de março, informou que nas amostras coletadas da água tratada e que é distribuída pela Sanepar não foi detectada a presença de nenhum protozoário, o que corrobora os teste de laboratórios.

A Sanepar garante que toda a água distribuída para a população de Cascavel e em todo o Estado do Paraná segue rigorosamente todos os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.
Por fim, a Sanepar comunica que tomará medidas judiciais para que informações distorcidas e inverídicas sejam evitadas”.

 

Com Catve 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente