Municípios Isolamento familiar

Santa Helena tem morte suspeita de Covid-19 e devido a suposto erro de protocolo Saúde adota medidas

Secretária de Saúde, Terezinha Madalena Bottega: "Nem os familiares e os agentes da funerária sabiam que se tratava de um caso suspeito de Covid-19, portanto nenhuma medida de prevenção foi tomada. Foi um erro de protocolo gravíssimo” (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Santa Helena se manifestou, no fim da tarde de ontem (06), sobre a notificação de um possível óbito causado por coronavírus em uma paciente santa-helenense internada em um hospital no município de Assis Chateaubriand.

A vítima é uma mulher de 47 anos, que procurou o serviço de saúde na sexta-feira (03), no período da tarde. Ela estava em casa e chamou uma ambulância, pois começou a sentir falta de ar. O transporte encaminhou a paciente até o Centro de Atendimento a Síndromes Respiratórias, onde foi realizada consulta médica e posterior encaminhamento para internamento na Policlínica Santa Helena, ainda na sexta.

Casa do Eletricista – TORNEIRAS ELÉTRICAS

Com a rápida piora do quadro, ela foi incluída na central de leitos, que fez a regulação para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Assis Chateaubriand, onde no domingo (05) ela faleceu.

“Após a morte, a equipe do hospital não notificou o município, avisando apenas a família para realizar os trâmites necessários para o translado do corpo. Nem os familiares e os agentes da funerária sabiam que se tratava de um caso suspeito de Covid-19, portanto nenhuma medida de prevenção foi tomada. Foi um erro de protocolo gravíssimo”, destaca a secretária municipal de Saúde, Terezinha Madalena Bottega.

A equipe da prefeitura tentou entrar em contato com a direção do hospital e até ontem não havia recebido retorno. “Estamos tomando todas as medidas necessárias e entrando em contato com familiares e trabalhadores da funerária. Todos devem ficar em isolamento domiciliar e serão acompanhados pela equipe do Call Center até o resultado do exame”, expõe a secretária.

A coleta da amostra foi realizada no hospital e encaminhada ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen-PR), que deve divulgar o resultado nos próximos dias.

 

ORIENTAÇÕES

O período médio de incubação do coronavírus é de cinco a 14 dias. Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Os principais são febre, tosse seca, dificuldade para respirar e insuficiência renal, em casos mais graves. Podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Quem tiver retornado do exterior ou apresentar qualquer um desses sintomas deve entrar em contato com a equipe do Call Center pelos telefones (45) 3268-8366 ou 99947 6897.

 

NÚMEROS DETALHADOS DE SANTA HELENA:

Casos suspeitos – 1;

Casos confirmados – 0;

Casos descartados – 2;

Isolamento domiciliar – 37;

Pacientes internados por problemas respiratórios – 1.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO