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Municípios Linha Ecológica

Saúde integrativa finaliza processo de formação continuada trabalhada desde 2017 na região

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(Foto: Divulgação)

O Convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território, encerrou nesta segunda-feira (05), as atividades de formação continuada em Educação, Saúde e Sustentabilidade: Saúde Integrativa. Aproximadamente 250 pessoas da região Oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul, participaram do evento final, realizado em Foz do Iguaçu.

As capacitações foram desenvolvidas dentro do Convênio Linha Ecológica firmado com a Itaipu Binacional, desde 2017, por intermédio da Divisão de Educação Ambiental, e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.
A formação continuada foi levada para profissionais das secretarias municipais de educação e das secretarias municipais de saúde.

Longo prazo

O superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Ariel Scheffer da Silva, ressalta que a saúde integrativa representa um trabalho importante e de longo prazo. “Tem muito a ver com o que chamamos de saúde única. Os educadores têm um papel fundamental para a educação das crianças e adultos”, destaca.

O vice-presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Santa Helena, Evandro Grade – Zado, destaca a promoção do trabalho por intermédio de convênio. “A educação é a raiz para desenvolver a sociedade e a saúde é fundamental porque precisamos estar bem, e cada ser humano precisa cuidar de sua saúde. Quem está bem contagia, positivamente seu ambiente”, observa.

Foco na saúde

Para os palestrantes, Roberto de Almeida e Cristina Arakaki, a partir de mudança de hábitos para adoção de um estilo de vida salutogênico (gerador de saúde), o participante tem oportunidade de resgatar a vitalidade, a qualidade de vida e o propósito de contribuir para a formação integral de pessoas, exercendo com mais satisfação, e excelência, suas atividades.

A coordenadora pedagógica municipal de Cascavel, Prescila Sgarioni ressalta que ação é importante para os educadores. “É muito gratificante. Acompanhamos os professores em seu dia a dia e a gente percebe que este trabalho muda a vida para melhor”, destaca.

Competências e habilidades

O objetivo geral da formação em saúde integrativa é desenvolver competências (conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e experiências) nos participantes para obterem o benefício de mais energia e qualidade de vida e, ao atuarem na condição de líderes em saúde física, social e planetária, promoverem transformações grupais e cooperações comunitárias em prol do desenvolvimento global sustentável, conforme a assessora pedagógica Carmem Romagna de Lima.

Conteúdos

Dentre os conteúdos compartilhados estiveram os fundamentos da saúde integrativa; Processo de mudança salutogênicas; Bases neurocientíficas da mudança de hábitos.

A salutogênese pessoal focou a cultura da saúde, pilares da medicina de estilo de vida. O conceito também foi levado aos relacionamentos com abordagem à cultura da paz, comunicação não violenta e tecnologias de convivência e gestão de conflitos. Na salutogênese planetária foi trabalhada a cultura da sustentabilidade e educação para o desenvolvimento sustentável.

Integração regional

A formação totalizou 68 horas e foi certificada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) como projeto de extensão universitária. Foram nove turmas compostas por coordenadores da educação infantil, professores e educadores dos centros municipais de educação infantil e profissionais das secretarias de saúde, um total de 400 participantes de 39 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul. Nos três ciclos de formação, iniciada em 2017, foram de 900 pessoas.

Com assessoria

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