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Secretaria de Administração promove capacitação no setor de compras municipais

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Secretários municipais, fiscais de contratos de todas as secretarias, servidores do setor de compras e setor de licitações, no treinamento com Heloísa Orlandini Jordão (Foto: Marili Koehler)

Mais de 30 colaboradores participaram de uma capacitação sobre licitações municipais, realizada na segunda-feira (25), na sala de eventos da Acibra. Dentre os presentes estavam secretários municipais, fiscais de contratos de todas as secretarias, servidores do setor de compras e setor de licitações.

A capacitação foi aplicada pela especialista em Licitações e Contratos, Heloísa Orlandini Jordão. Os principais conteúdos abordados envolveram temas como princípios da lei de licitações, fase inicial do processo de compras e o termo de referência, contratos administrativos, modalidades de licitações, dispensas de licitações, pregões municipais e o sistema de registro de preços bem como os principais erros cometidos nos procedimentos de compras e licitações.

Conforme Heloísa foram repassadas orientações do Tribunal de Contas (TCE-PR) e Ministério Público (MP), com estudos de caso e como proceder, já que é comum os servidores participarem de cursos e apresentarem dificuldades na aplicação prática no seu município”, citou, complementando que dessa forma procurou resolver situações e criar estratégias de acordo com as necessidades reais de Pato Bragado.

O Secretário Municipal de Administração, Allan Vinicius Kotz, reforçou a necessidade da cooperação mútua entre os colaboradores, envolvidos no sistema de compras municipais. “Nosso município implantou, recentemente, um novo processo de compras informatizado, que está em fase de execução e aperfeiçoamento. Ainda temos muito a amadurecer e precisamos que todos os colaboradores envolvidos nesse processo trabalhem em sintonia, busquem sanar suas dúvidas e aperfeiçoar esse processo, em conjunto com os setores contábil, jurídico e de licitações e contratos”, completou.

O Secretário reconhece a importância e as dificuldades de cada servidor envolvido nos processos de compras e reforça a necessidade de contínua capacitação, devida às constantes mudanças na legislação, normativas e posicionamentos dos órgãos fiscalizadores.

(Foto: Marili Koehler)

 

Com assessoria 

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