Ecoville – Maior rede de limpeza
Municípios Atividades de Integração

Secretaria de Saúde segue trabalho de prevenção com adolescentes em Pato Bragado

Foto: Divulgação

O Presente

A adolescência é considerada uma fase de oportunidades e de riscos. A junção das chances e dos perigos. É nesse período que se começa a pensar em valores, aspirações, carreira profissional, estilo de vida e estruturação da identidade pessoal. Também é a fase em que os pais devem dialogar muito com os filhos para que prevaleçam regras, acordos mútuos, limites de conhecimento e compreensão das dificuldades, podendo assim ajudá-los a vencer esta etapa tão significativa.
Em busca dos esclarecimentos e apoio tão necessários aos pais e filhos, nesse importante momento de transição, a Secretaria de Saúde desenvolve, há vários anos, o projeto de Educação Sexual para Prevenção da Gravidez Precoce e DST/Aids.
Aplicado pela enfermeira Luise Schmitt, farmacêutica Claudete Tiecker, psicóloga Vanessa Ripp e agentes comunitárias de saúde, o projeto se fundamenta em encontros mensais com os alunos dos oitavos anos para repasse de conhecimentos básicos e necessários sobre questões que abranjam: sexo, sexualidade, autoestima, prevenção da gravidez na adolescência e de doenças sexualmente transmissíveis. Na noite de quinta-feira (05), também foi realizado um encontro de abertura com os pais, na intenção de apresentar o mesmo e para que se sintam convidados a participar ativamente dessa etapa tão significativa.
Um dos maiores problemas na adolescência, de acordo com as responsáveis pelo projeto, tem sido o aumento dos casos de gravidez. “Além de uma gravidez indesejada, a adolescente precisa conviver com outros problemas, como a aceitação dos pais, com relação ao pai da criança. Algumas pesquisas revelam que o índice de gravidez indesejada chega a 49%, o que significa que metade das mães adolescentes cuida de sua gravidez sem entusiasmo algum”, revelam.
Os encontros são dinâmicos com atividades de integração do grupo, jogos, discussão, leituras individuais e coletivas, trabalho em equipe, relato e troca de experiências (testemunhos pessoais), exposições orais e escritas, dramatizações, teatro, fantoches, fitas de vídeo, cartazes, jogos de perguntas e respostas, debates, entre outros.

Casa do eletricista MINIESCAVADEIRA
TOPO