Municípios Levantamento

Secretário de Obras fala sobre andamento das obras de asfaltamento e calçamento em Santa Helena

(Foto: Divulgação)
  • (Fotos: Divulgação)

  • (Fotos: Divulgação)

  • (Fotos: Divulgação)

  • (Fotos: Divulgação)

  • (Fotos: Divulgação)

  • (Fotos: Divulgação)

  • (Fotos: Divulgação)

  • (Fotos: Divulgação)

  • (Fotos: Divulgação)

  • (Fotos: Divulgação)

  • (Fotos: Divulgação)

  • (Fotos: Divulgação)

O secretário de Obras de Santa Helena, Neri Girotto, efetuou um levantamento das obras de asfaltamento e calçamento que estão em andamento ou concluídas no interior do município e que somam 82 quilômetros de pavimentação asfáltica e 53 de pavimentação poliédrica.

Em todos os distritos estão ocorrendo intervenções que têm por objetivo melhorar a infraestrutura da área rural e também proporcionar mais conforto e segurança para os usuários das estradas.

Casa do Eletricista – RETOMA

Referente a asfaltamento, o secretário afirma que são vários trechos já concluídos como é o caso de São Miguelzinho, Linha Navegantes, Esquina Rosa a São Luis, assim como na região de São Clemente onde três trechos já estão prontos: “São duas empresas responsáveis pelas obras e até o momento estão atendendo as especificações dos projetos e asseguro que, em breve, Santa Helena terá mais 82 quilômetros de asfalto de qualidade”.

 

FISCALIZAÇÃO

A fim de garantir que as pavimentações asfálticas sigam o objeto do contrato, todos os trechos são fiscalizados pelas equipes das secretarias de Obras e Planejamento, juntamente com fiscal de contrato e, recentemente, uma comissão formada pela Câmara de Vereadores. No local, são efetuadas as sondagens que retiram os corpos de prova (amostras) que passam por uma aferição que aponta a espessura e, na sequência, são enviadas para análise laboratorial para certificação do conteúdo da massa asfáltica. Além disso, há a medição da largura e comprimento dos trechos.

 

PINTURA

Conforme as empresas vão concluindo os trechos, inicia outro importante trabalho da prefeitura que é a pintura das faixas laterais e central, bem como a instalação da sinalização vertical. Toda essa responsabilidade é da secretaria de Infraestrutura, por meio do departamento de Trânsito que não mede esforços para garantir uma trafegabilidade segura para motoristas, ciclistas e pedestres.

 

CIDADE

Está em processo de licitação a contratação de empresa para reperfilamento asfáltico nas ruas da cidade, sobretudo onde os trechos foram danificados pela ação do tempo. Estas obras devem iniciar nas próximas semanas, contemplando diversos bairros e conjuntos habitacionais.

 

CALÇAMENTO

Desde o final do ano estão sendo executados trechos de calçamento pois se trata de um trabalho mais demorado, porém, segundo Girotto, em no máximo 90 dias ,todas as obras devem estar concluídas, totalizando 53 quilômetros: “São trechos em Vila Celeste, Linha Navegantes, São Roque, São Clemente, Linha Santa Cruz, entre outros locais e em breve, serão licitados mais 50 quilômetros de calçamento para continuar atendendo a demanda existente em Santa Helena,” afirma o responsável.

 

CASCALHO

Além destas obras, outro importante trabalho é o de cascalhamento que é feito pela própria equipe da secretaria e atende agricultores e empresários no tocante a pátios e pequenos acessos. Girotto afirma que é grande a demanda por este serviço, mas que o trabalho não para: “Estamos atuando em São Clemente e a partir desta semana, em São Roque e Vila Celeste atendendo os pedidos de cascalho para melhorar os pátios e acessos de quem necessita,” conclui.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO