Fale com a gente

Municípios Prejuízos

Sem luz há três dias, produtores de município da região jogam fora 300 litros de leite por falta de refrigeração

Publicado

em

Produtores jogam fora 300 litros de leite por falta de refrigeração em Palotina (Foto: Reprodução/RPC)

Sem energia elétrica desde a madrugada de quarta-feira (13), produtores rurais tiveram que jogar fora, na sexta-feira (15), 300 litros de leite que estragou por falta de refrigeração em Palotina.

“Não resfriou. Daí passa de quatro horas já começa a coalhar o leite, começa a ficar ruim”, disse o produtor Felipe Garbin.

O problema da falta de luz ocorre também em outras cidades do Oeste do Estado devido às fortes chuvas que caíram na região. Para tentar diminuir os prejuízos, alguns comerciantes e produtores alugaram geradores de energia. Contudo, não há gerador para todos que precisam.

Na propriedade do Saul Zeuckner, em Toledo, só não aconteceu o mesmo que na de Palotina porque ele conseguiu alugar um gerador de energia. No local, são produzidos mil litros de leite por dia.

Os 54 animais são ordenhados por meio de um sistema que depende de eletricidade para funcionar.

“Atualmente, a gente tem em produção 1 mil litros de leite por dia, então se eu perder um dia de leite, eu perderia R$ 2,5 mil em um dia”, contou Zeuckner.

O pátio de uma empresa de locação de geradores em Toledo está vazio. Os 35 equipamentos foram locados poucas horas depois do temporal de quarta-feira. A procura maior foi de pequenos produtores de leite, peixe e aves. Foram mais de 100 pedidos.

“Infelizmente nós não conseguimos dar conta. O que nós fizemos foi um rodízio desses equipamentos para tentar atender o pessoal da cadeia leiteira, de aves, para fazer a alimentação dessas aves, trazer água”, comentou Michel Becker, proprietário da empresa.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) afirmou na noite deste sábado (16) que a energia foi restabelecida em 40 mil imóveis. Ainda restam outras 27 mil unidades sem luz.

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente