Fale com a gente

Municípios Programação especial

Semana do Meio Ambiente tem ações em Quatro Pontes

Publicado

em

Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Rosa Maria Sulzbach, com parte dos alunos que participaram do plantio de 200 mudas de árvores (Foto: Divulgação)

Será encerrada hoje (08) em Quatro Pontes a Semana do Meio Ambiente. Programação alusiva ao Dia do Meio Ambiente, celebrado na terça-feira (05), está sendo realizada desde segunda-feira (04), contando com uma série de ações, como o plantio de 200 mudas de árvores feito pelos alunos do 8º ano do Colégio Estadual Quatro Pontes, matutino e vespertino, junto à propriedade rural de Bráulio Francener, localizada na Linha São João. No local, em outra oportunidade, já foi promovida a recuperação de nascente, nomeada de “Fonte da Vida”, no Dia da Água (22 de março).

Encabeçada pelo Departamento de Meio Ambiente, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a atividade na propriedade de Bráulio contou com o plantio de mudas de ipê rosa, roxo e amarelo, além de frutas nativas, como araçá, guabiroba, cereja preta, jabuticaba e inga grande e pequeno.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Rosa Maria Sulzbach, diz que ações deste tipo são válidas para toda a comunidade, não somente alunos. “O meio ambiente é fácil de cuidar. As árvores retiradas da propriedade do senhor Bráulio para recuperar a nascente foram repostas com este plantio de novas espécies, mas em número muito maior. Pensamos no dono do sítio, no futuro e, de forma especial, no meio ambiente, que é o nosso foco”, comenta.

 

CONCURSO DE DESENHOS

Integrando a programação da Semana do Meio Ambiente, deu-se sequência, na terça-feira, ao projeto de saneamento básico da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na Escola Municipal Dona Leopoldina de Quatro Pontes, com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e do Departamento de Meio Ambiente, sob a coordenação de Renata Dias e Valquíria Castro, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). No educandário foram entregues os prêmios do concurso de desenhos ambiental, o qual envolveu alunos do jardim ao 5º ano, matutino e vespertino. Na produção, cada um teve que representar os cuidados que se deve ter com o meio ambiente, sendo que de cada turma foram classificados dois participantes.

No mês de maio, as professoras de informática, inglês, arte e a bibliotecária também realizaram atividades relacionadas ao projeto “Pense no meio ambiente e recicle sua mente” com todos os alunos. Durante as aulas, ouviram histórias, assistiram vídeos, desenvolveram atividades no computador, confeccionaram murais, ensaiaram cantigas e teatro, produziram frases sobre o ambiente que desejam e participaram, então, do concurso de desenhos intitulado “O planeta está em nossas mãos! O que podemos fazer para preservá-lo?”.

Além disso, palestra foi ministrada por Renata e Valquíria a todos os educandos, que, por meio de vídeos e conversação, mostraram aspectos referentes ao abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgotos e o manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais. “Agradeço as pessoas que se envolveram neste projeto tão importante para o município”, expõe Rosa.

 

QUATRO MIL ÁRVORES

Rosa diz que a meta do governo municipal é plantar quatro mil árvores até o final do mandato. “Até o momento, houve o plantio de mil”, informa, acrescentando: “Ainda temos o projeto ‘Plantando árvores, colhendo frutos’, que prevê a implantação de pomar comunitário no Loteamento Jardim União, com diversas espécies de frutas. Outro projeto engloba o plantio de 1,5 mil mudas em área próxima ao município, a qual já está sendo preparada para tal. Demais mudas são distribuídas entre os produtores rurais, pois a Itaipu Binacional sempre repassa para a prefeitura. Inclusive, tenho mudas de ipê e de frutas nativas sobrando. Interessados podem me contatar para recebê-las”, salienta.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente