Copagril
Municípios Novo ano letivo

Semana Pedagógica da escola e Cmei de Quatro Pontes inicia amanhã

Secretária de Educação, Cultura e Esportes de Quatro Pontes, Araceli Basso Tauchert: tudo está sendo preparado para iniciar o ano letivo (Foto: Vanderleia Kochepka)

Organizada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a Semana Pedagógica da Escola Municipal Dona Leopoldina e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantinho Feliz inicia amanhã (31) com uma programação bem diversificada, em Quatro Pontes. A abertura ocorrerá às 18h30 na Casa da Cultura, com recepção e acolhida das equipes de ambas as instituições de ensino.

Após, às 19 horas, a palestra “Ergonomia no trabalho” será ministrada pelo fisioterapeuta Roberto Schaefer. Já das 19h45 às 20 horas terá coffee break. Depois, palestra intitulada “Qual é o seu desafio?” será explanada pelo professor José Ricardo Skolmovski, que coordena o curso de Pedagogia na Universidade Paranaense (Unipar) de Guaíra, é mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares, tem graduação em Pedagogia pela Unipar, especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Unipar, além de especialização em Educação à Distância e Tecnologias Educacionais pelo Centro Universitário de Maringá.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, diz que tudo está sendo preparado para iniciar o ano letivo. “Na escola, as aulas irão começar na quarta-feira (06), cada um no seu turno (07h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30). O educandário está em reformas, mas o espaço usufruído pelos alunos ficará pronto até lá. Na parte externa, algumas melhorias continuarão sendo feitas. Tudo foi planejado para atender cada vez melhor os alunos. Também foram chamados cinco professores concursados e o quadro completo de docentes participará da Semana Pedagógica, além de todos os funcionários da secretaria, pois a busca é pelo ensino de qualidade”, comenta.

 

Escola Dona Leopoldina

A Semana Pedagógica da escola terá continuidade na sexta-feira (1º), quando haverá formação referente ao programa de informática “Sem Fronteiras”, das 08 horas às 11h30. À tarde, das 13h30 às 17h30, serão organizadas as salas. Para segunda-feira (04) estão marcadas duas reuniões pedagógicas, sendo das 08 horas às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Na terça-feira (05) será feito o planejamento e a organização das salas, das 08 horas às 11h30 e das 13h30 às 17h30. No dia 11, das 19 horas às 21h30, ocorrerá uma formação continuada, a partir da temática “Educação especial”, na Casa da Cultura.

A partir das 18h30 do dia 25 será realizado um estudo do Plano de Cargos e Salários. A implantação e atividades com a Editora Positivo será no dia 11 de março, das 18h30 às 21h30. Nos dias 16 (manhã e tarde), 22 (tarde e noite) e 23 (manhã e tarde) de março será feita a implantação do Programa Sebrae, contemplando professores que não têm esta formação. Para o dia 29 de abril, das 18h30 às 21h30, está prevista uma audiência pública visando à análise dos conteúdos do Currículo Básico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Por fim, no dia 06 de maio, das 18h30 às 21h30, ocorrerá um fórum do projeto Jovens Empreendedores do Programa Sebrae.

 

Cmei Cantinho Feliz

A Semana Pedagógica do Cmei será promovida sem intervalos porque as aulas terão início no próximo dia 11. “Hoje o Cmei conta com o programa ‘A União Faz a Vida’, da Sicredi. Como as professoras participam do programa, elas precisam de uma formação além, que diz respeito a todos os projetos que serão trabalhados no decorrer do ano. No mais, tudo está sendo preparado para que possamos atender da melhor forma as crianças a partir dos seis meses, sendo que temos muitas matrículas novas. Além disso, uma grande reforma contemplou o bloco II, espaço mais antigo e que foi remodelado com a pintura, melhorias nos banheiros e na iluminação”, afirma Araceli.

O cronograma terá sequência das 08 às 12 horas de sábado (02), junto à escola, com reunião pedagógica. Na segunda-feira, às 19h30, será realizada uma assembleia geral com os pais, professores e funcionários, na Casa da Cultura. Na terça-feira haverá uma formação da BNCC e do currículo da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e uma avaliação, das 08 horas às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na Casa da Cultura.

Na quarta-feira terá uma formação do programa “A União Faz a Vida”, das 08 horas às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na Casa da Cultura. Na quinta-feira (07), também na Casa da Cultura, haverá uma formação do projeto político pedagógico, das 08 horas às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O planejamento será feito na sexta-feira (08), das 08 horas às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no Cmei.

No dia 11 ocorrerá uma formação continuada abordando o tema “Educação especial”, na Casa da Cultura, das 19 horas às 21h30. Para o dia 25, com início às 18h30, está marcado um estudo do Plano de Cargos e Salários junto à escola. Já no dia 11 de março, das 18h30 às 21h30, haverá implantação e atividades com a Editora Positivo.

Já no dia 29 de abril, das 18h30 às 21h30, será promovida uma audiência pública para análise dos conteúdos do Currículo Básico da BNCC.

 

Zeladoras e motoristas

Por outro lado, além da formação para os professores, conta a secretária municipal, aproveita-se o momento para valorizar e ofertar conhecimento para os funcionários, englobando as zeladoras e motoristas. “Eles também participarão de formações, porque têm extrema importância para com os alunos. As zeladoras retornaram às atividades na segunda-feira (28) e foram convidadas para abertura oficial da Semana Pedagógica, assim como os motoristas. Na sexta-feira, as atividades motivacionais contemplam uma palestra pela manhã com a nutricionista Jussara Gheller e uma palestra à tarde com a técnica em Segurança do Trabalho, Cirléia Huppes, ambas na escola. No sábado, as zeladoras irão participar de reunião pedagógica, das 08 às 12 horas, na escola. E na segunda-feira da assembleia geral do Cmei”, esclarece.

 

(Assessoria)

TOPO