Fale com a gente

Municípios Cidade limpa

Serviço de caçambas estacionárias é regulamentado e passa a ser ofertado pelo governo de Pato Bragado

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

A administração do prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden, o Mano e o vice-prefeito, John Nodari está reforçando as ações de separação correta dos resíduos de construção civil com um caminhão poliguindaste e caçambas estacionárias que foram repassados pelo Governo do Estado.

A preocupação com a limpeza da cidade, separação dos resíduos e principalmente com as questões ambientais é um dos grandes fatores pelos quais o município, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente estabeleceu convênio com o Instituto Água e Terra (IAT).

Os trabalhos serão ofertados em parceria com a Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo e a população poderá protocolar os pedidos de uso no protocolo geral da prefeitura, indicando a data e o local onde a caçamba deverá ser depositada. A locação terá um custo diário de R$ 10 por unidade de caçamba que poderá ser utilizada por até cinco dias úteis.

De acordo com a secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Jaqueline Vanelli, os resíduos de construção civil são divididos em vários segmentos, sendo que partes são contaminadas, mas outras podem ser recicladas e transformadas.

Formas de utilização

Regulamentado pela Lei nº.1779, de 14 de junho de 2022 e decreto nº 180/2022, as caçambas poderão ser utilizadas para o armazenamento temporário de resíduos de construção civil passíveis de reciclagem como tijolos, pedras, blocos, concreto, argamassa, areia, cimento e outros detritos decorrentes da construção civil.

Já os materiais recicláveis oriundos da construção civil que são sacos de papel, ferragem, plásticos, borrachas, fiação, sacos, dentre outros, devem ser separados e entregues à Associação Bragadense de Catadores (ABC) para destinação correta.

O intuito é poder utilizar esse material em conservação de estradas e aterramentos. “Nesse sentido é imprescindível que a população auxilie no uso correto para que possamos deixar a nossa cidade cada vez mais bonita, limpa e organizada”, finaliza a secretária.

É proibida a colocação de lixo domiciliar, animais mortos, galhos e folhas nas caçambas.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente