Fale com a gente

Municípios Alerta

Sesa emite nota sobre casos suspeitos de meningite meningocócica após confraternização em Quatro Pontes

Um caso já foi confirmado como meningite meningocócica tipo C (uma jovem de 19 anos) e os demais seguem em investigação

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da 20ª Regional de Saúde de Toledo, emitiu uma nota, nesta segunda-feira (19), informando que foi notificada, hoje, sobre quatro casos suspeitos de meningite bacteriana, meningocócica, após uma confraternização no município de Quatro Pontes.

Conforme a Sesa, destes casos, um já foi confirmado como meningite meningocócica tipo C (uma mulher, 19 anos, residente de Toledo) e os demais seguem em investigação pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR). O resultado dos exames deve ser divulgado ainda esta semana.

Confira a nota da Sesa na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da 20ª Regional de Saúde de Toledo, informa que foi notificada nesta segunda-feira (19) sobre quatro casos suspeitos de meningite bacteriana, meningocócica, após uma confraternização no Município de Quatro Pontes.

Destes casos, um já foi confirmado como meningite meningocócica tipo C (uma mulher, 19 anos, residente de Toledo) e os demais seguem em investigação pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR). O resultado dos exames deve ser divulgado ainda esta semana.

O Paraná registrou este ano, 315 casos confirmados e 13 óbitos de meningite. Destes, 101 casos e sete óbitos são relacionados à meningite bacteriana; 155 casos e quatro mortes de meningite viral; 42 casos e uma morte de meningite não especificada e 17 casos e um óbito de meningite por outras etiologias.

Já com relação à meningite meningocócica, que está inclusa nos dados de meningite bacteriana, o Paraná registrou sete casos e duas mortes em 2023. Dentre essas confirmações, dois casos confirmados são do município de Toledo (um caso de abril e o novo caso confirmado nesta semana).

A Sesa, em parceria com as regionais e municípios, alerta a população para os cuidados básicos de higiene, etiqueta respiratória, ventilação de ambientes e especialmente a vacinação contra a doença. No ano passado, o Estado atingiu 85,71% da meta vacinal da vacina Meningocócica C (indicada para crianças menores de um ano) e da vacina ACWY (incorporada em 2020 e atualmente destinada a adolescentes de 11 a 14 anos) o registro de 2022 indica 116,6 mil vacinas aplicadas dentro da estimativa de 600 mil adolescentes nesta faixa etária, menos de 20% da população-alvo.

O Presente
Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente