Fale com a gente

Municípios Preparação

Show Rural: balança de passagem e confinamento com ventilação cruzada serão atrações na área da pecuária

Publicado

em

Feira agropecuária será realizada em Cascavel entre os dias 03 e 08 de fevereiro; espaço reservado às novidades na criação de animais foi ampliado (Foto: Divulgação)

O Show Rural de Cascavel terá na edição deste ano um espaço maior para as novidades na área da pecuária. A feira que abre o calendário do agronegócio no país será realizada entre os dias 03 e 08 de fevereiro.

Novos currais construídos ao lado de seis pavilhões receberão cerca de 400 animais de 15 raças de corte e de leite.

Entre as atrações do setor que serão apresentadas durante o evento está uma balança de passagem e uma nova técnica de confinamento para o gado de leite.

Segundo os desenvolvedores, quando instalado em uma área pela qual o gado obrigatoriamente passa para comer ou beber, o equipamento fornece informações em tempo real sobre as condições de cada animal do rebanho.

Os dados são armazenados em um chip instalado no gado, que se comunica com o software da balança e pode ser acessado pelo computador ou pelo smartphone.

As informações incluem o peso e quanto o animal comeu e bebeu. Com base nestes dados e na movimentação do mercado, o aplicativo também indica o melhor momento para a venda e o ponto de equilíbrio financeiro de cada animal.

A balança será apresentada aos pecuaristas pela Embrapa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Coimma, uma das maiores do país e da América Latina na fabricação de equipamentos para a pecuária.

 

Cross ventilation

Outro atrativo será a apresentação de uma nova técnica de confinamento para gado leiteiro, chamada de cross ventilation, ou ventilação cruzada.

O método desenvolvido pela sueca DeLaval consiste em manter o gado em um barracão com toda a infraestrutura para acomodação, alimentação e ordena dos animais.

Placas evaporativas ajudam a reduzir em até 12ºC a temperatura interna em relação à externa.

Isto é possível também, explica o médico veterinário Augusto Cesar Mezzon, a exaustores que expulsam o ar quente instalados em uma parede e a uma cortina de água com fluxo contínuo, que resfria o ar lançado para dentro do espaço, instalada do outro lado, de forma cruzada.

Há uma espécie de cortina com fluxo contínuo de água, que tem por função reduzir a temperatura do ar lançado para dentro do espaço.

O ambiente controlado, completa, reduz o estresse e melhora a performance dos animais.

Com G1

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente