Ford Show Rural
Ecoville – Maior rede de limpeza
Municípios Climatologia

Simepar esclarece sobre chuvas de verão e faz alerta

Confira situações que devem ser evitadas e quais são as orientações para proteção (Foto: Divulgação)

Diante de registros frequentes de chuvas de verão no Paraná, o Simepar fez uma publicação nas mídias sociais com alguns esclarecimentos.

De acordo com o instituto, as chuvas de verão ocorrem normalmente entre a tarde e noite, e na maioria das situações não cobrem uma grande área (chove, em alguns casos, apenas em alguns bairros de uma cidade, por exemplo).

Casa do eletricista MINIESCAVADEIRA

Apesar de isoladas podem ser fortes, acompanhadas por ventos e por raios. Em Campina da Lagoa, conforme cita do Simepar, houve rajadas de vento acima dos 100 km/h na segunda-feira (14) e em Curitiba, no último domingo (13), mais de 140 raios.

O Simepar alerta que “todo cuidado é pouco” quando o tempo começa a “armar” para chuva e que os raios além de prejuízos materiais, como queima de equipamentos, provocam danos à saúde e até mortes.

Três situações devem ser evitadas quando há uma condição mais eminente para chuvas, conforme cita o instituto: proteger-se embaixo de árvores, praticar esporte em campo aberto e pescar em áreas descampadas.

O Simepar ressalta ainda que os raios normalmente ocorrem nos pontos mais próximos entre a nuvem e a superfície terrestre, ou seja, o ponto mais elevado de determinada região e que, portanto, deve se evitar ser este ponto ou ficar próximo a ele.

A orientação é de proteção ideal é em residência, edifício ou automóvel e caso isso não seja possível, a posição mais segura é agachar-se e não deitar-se.

Segundo o Simepar os próximos dias seguem quentes no Paraná, com chuvas de verão. Entre a sexta-feira (18) e o sábado (19) a chuva pode ocorrer já pela manhã, pois há o avanço de uma frente fria pelo Sul do País. Domingo (20) não aquece tanto entre a RMC e litoral.

 

Com Catve.com e sites 

TOPO