Fale com a gente

Municípios Imunização

Técnica em Enfermagem é a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Quatro Pontes

Publicado

em

(Fotos: Vanderleia Kochepka)

A técnica em enfermagem Leoni Teresinha Simon Genz, de 55 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Quatro Pontes. Ela foi escolhida pelo prefeito em exercício, Tiago Hansel, e o secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, por ser a profissional com maior experiência, atuando no Centro de Saúde há mais de dez anos.

Após envio da Secretaria de Estado da Saúde à 20ª Regional de Saúde, Quatro Pontes recebeu os imunizantes na manhã de hoje (20). Além de Leoni, outros 39 colegas receberão a primeira dose da vacina CoronaVac, produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, sendo que já foram imunizados a enfermeira do Setor de Epidemiologia, Maíra Cristina Risse, o secretário de Saúde e a enfermeira da atenção primária, Marli Soriani Socio.

Na segunda-feira (18), Hansel e Wickert estiveram na 20ª Regional de Saúde de Toledo para retirada dos insumos que estão sendo utilizados na vacinação, desde seringas 25 x 0,6, seringas 25 x 0,7, máscaras descartáveis, face shields, aventais e carteirinhas de vacinação.

A técnica em enfermagem, Leoni Teresinha Simon Genz, comenta que o sentimento é de esperança na mudança do atual cenário no país. “Estávamos esperando muito pela vacina e por isso é uma grande conquista. Talvez agora consigamos trabalhar com mais tranquilidade. Aqui, todos estão se cuidando extremamente, porém, nunca sabemos se é o suficiente. O meu maior medo não é contrair o coronavírus, mas transmitir para a minha família, visto que tenho pais idosos. A minha principal esperança é que todos sejam muito brevemente vacinados”, diz.

 

PROFISSIONAIS DE SAÚDE

O secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, comemora que todos os profissionais de saúde serão vacinados no município. “Foi dado o primeiro passo e agora é aguardar o recebimento de mais doses para continuar com a vacinação, seguindo a ordem dos grupos prioritários. Temos um protocolo e precisamos seguir rigorosamente”, enfatiza.

Conforme o Governo do Paraná, o outro lote será encaminhado após três semanas, que é o intervalo de aplicação. O armazenamento está sendo feito no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), que conta com ampla estrutura de freezers e câmaras frias, além de questões de segurança.

 

HISTÓRICO

O prefeito em exercício, Tiago Hansel, afirma que é um fato histórico importante para Quatro Pontes. “Agora, gradativamente as pessoas vão ser vacinadas e isso nos causa uma alegria muito grande. Porém, peço que a comunidade continue com as medidas de prevenção, pois a pandemia ainda não acabou. Ainda temos casos ativos em nosso município, mas acredito que logo voltaremos à vida normal. Parabenizo e agradeço ao Governo do Estado, todos os envolvidos e profissionais de saúde por essa conquista”, pondera.

 

PLANO

Segundo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que segue a mesma linha do Plano Nacional de imunização (PNI) do Ministério da Saúde, a primeira etapa da vacinação é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena e todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que têm idade variando entre 60 e 64 anos.

 

LOTES

Com a quantidade de doses disponibilizadas até o momento e as que chegarão nos próximos meses, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada durante todo o ano. A intenção é vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos ainda em 2021.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente