Fale com a gente

Municípios Acesso à serviço

Toledo conquista prêmio nacional com Projeto de Saúde

Publicado

em

Foto: Divulgação

O município de Toledo é destaque mais uma vez com projeto voltado à sustentabilidade. Em sua terceira edição, o Prêmio Cidades Sustentáveis contempla as administrações municipais que têm políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras na redução das desigualdades, com resultados concretos e mensuráveis.

Toledo conquistou o 3º lugar no prêmio na categoria Redução das desigualdades no tema: Acesso a serviços, na categoria cidade médias. A entrega oficial foi realizada na quinta-feira (24) no município de Santa Helena. O anúncio oficial aconteceu na Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis em setembro no Auditório Oscar Niemeyer, em São Paulo, com a presença de dezenas de prefeitos e gestores públicos.

A conquista de Toledo se deu através do Plano Operativo Municipal, o POM. Este é um documento que estabelece as diretrizes das ações de saúde do município, aos adolescentes em regime de internação. Descrevendo os compromissos na provisão dos cuidados a estes adolescentes.

A Enfermeira da Secretaria da Saúde, Sirlene Dela Torre, foi a responsável pela escrita do projeto que concorreu e ganhou o prêmio. “Estamos felizes com o reconhecimento nacional do nosso trabalho, isso nos impulsiona a continuar desenvolvendo nossas ações para o bem da saúde dos nossos adolescentes contribuindo para a melhoria da sociedade. O projeto visa utilizar recursos para adquirir materiais educativos para trabalhar temas de saúde e educação. É qualidade de vida para os jovens de Toledo através de ações que possuem a destinação e aplicação correto de recursos vindos para essas ações”.

O Secretário Neudi Mosconi, destacou que prêmios nacionais que estão sendo recebidos pelo município de Toledo nesses últimos dias é um reconhecimento do trabalho coletivo feito dentro da administração pública. “Além do comprometimento de servidores, parceria com outros organismos da sociedade, a parceria da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, dentre outras entidades, evidencia cada vez mais esse processo de integração e de fortalecimento dos órgãos comprometidos com as questões de saúde pública e questões sociais”.

 

PLANO OPERATIVO MUNICIPAL – POM

O POM é um documento que estabelece as diretrizes das ações de saúde do município, aos adolescentes em regime de internação. Descrevendo os compromissos na provisão dos cuidados a estes adolescentes.

O CENSE Toledo atende adolescentes do sexo masculino, de 12 a 21 anos, em regime de privação de liberdade na modalidade de internação, internação provisória e medida sanção. A média anual de adolescentes internados é de, 60 adolescentes.

O município de Toledo é um dos três municípios do Paraná contemplado com o Plano Operativo Municipal (POM) aprovado pelo Ministério da Saúde, sendo um dos poucos do país.

A Secretaria Municipal de Saúde após a aprovação do POM implementou os serviços e ações de saúde oferecidos aos adolescentes do CENSE que vão desde a atenção básica como consultas e atendimentos médicos, odontológicos de enfermagem, assim como liberação de exames, distribuição de medicamentos entre outros insumos necessários a saúde dos adolescentes, bem como estabeleceu o fluxo de atendimentos aos serviços de urgência e emergência e toda a rede de saúde mental.

Para além destes serviços o município disponibiliza aos adolescentes com autorização judicial para participar de atividades extramuros a oportunidade de frequentar as oficinas e diversas atividades realizadas pelas secretarias parceiras neste projeto como: Secretarias de Juventude, Cultura, Esporte, Educação e Assistência Social.

A participação destes jovens nestas ações e serviços tem o intuito de fortalecer o acesso à cultura, esporte e lazer, destacando a estes adolescentes uma oportunidade de inserção social.

A Secretaria de Saúde por meio do plano de ação anual desenvolve mensalmente atividades educativas como oficinas e grupos de diferentes temáticas no CENSE.

Estas ações vem reforçar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em conflito com a Lei em regime de internação e internação provisória (PNAISARI), bem como sensibilizá-los a inserção na sociedade visando a redução das desigualdades sociais que estes adolescentes enfrentam diante da situação que se encontram.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente