Fale com a gente

Municípios Índice Firjan

Toledo ocupa 7º lugar no ranking de desenvolvimento do país

Publicado

em

Foto: Fábio Ulsenheimer

O município de Toledo se destacou mais uma vez no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Divulgado na quinta-feira (28), pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Toledo se encontra na 7ª posição nacional e 2ª estadual no ranking IFDM – Consolidado. A pesquisa analisa estatísticas sociais de 5.471 municípios brasileiros.

O IFDM consiste no estudo de acompanhamento anual do desenvolvimento socioeconômico dos municípios do Brasil, com principal foco nas áreas de Emprego e Renda, Educação e Saúde. Todos os dados recolhidos são de estatísticas oficiais. Em 2014, houve mudanças na metodologia de pesquisa do IFDM, pois teve que situar o país no mundo, utilizando métodos de países mais avançados e incrementando em referências de pesquisas no Brasil. Além disso, metas e parâmetros de qualidade nacional foram atualizados.

O prefeito Lucio de Marchi destacou que a posição do município é fruto de muito trabalho e dedicação. “Vale sempre destacar que a máquina pública trabalha em prol de um município que valoriza as pessoas. O futuro importa e por isso trabalhamos sempre olhando para frente. A comunidade toledana trabalhando e os resultados aparecendo”, disse Marchi.

PARA ENTENDER

Em Toledo, o índice atual ficou em 0.8786 pontos. Ou seja, no último IFDM – Consolidado disponível para consulta, do ano de 2015, o município se encontrava na 17º posição nacional e 3º estadual, com o índice em 0.8604.

Dividido em categorias, a área de Educação em Toledo ficou com 0.9061, a saúde com 0.9566 e o Emprego e Renda com 0.7731 pontos. No Estado do Paraná, o município ficou atrás apenas de Apucarana que ocupa a 1ª colocação estadual.

O IFDM utiliza os seguintes critérios para pontuar o nível de cada região. “Há uma variação de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade”, esses são dados retirados oficiais do Firjan.

IMPORTÂNCIA

De acordo com o índice apresentado, o município de Toledo se destaca por apresentar uma boa qualidade de vida, nos setores citados acima, se tornando a segunda melhor cidade do Paraná para se viver.

Segundo o economista, Jandir Ferrera de Lima, a partir de 2016, aconteceu uma recuperação na economia brasileira, o que favoreceu a elevação do IFDM nos municípios, principalmente em Toledo. “No interior do Brasil, mais especificamente por conta do Agronegócio e Empresas Cooperativas, a economia se manteve em um nível estável de empregos. Mesmo na recuperação lenta e gradual que a economia no país vem sofrendo, a Educação, Saúde e Emprego e Renda conseguiram manter os dados e, aliás, no Oeste do Paraná, exemplo de Toledo, as estatísticas vêm sendo muito boas”, informou.

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente