Fale com a gente

Municípios Saúde pública

Toledo registra mais oito casos de coronavírus

Publicado

em

(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Em apenas um dia Toledo registrou outros oito casos do novo coronavírus (Covid-19). O que mais preocupa é o caso de uma senhora de 57 anos que pode ter sido a primeira de contaminação comunitária na cidade. Um outro caso suspeito de contaminação comunitária é de um homem de 37 anos que começou a apresentar sintomas no dia 15 de maio. Ela teve febre, dor de garganta, perda do olfato e mialgia e não tem nenhuma história de contato com algum caso conhecido. Mas, como ele atua numa empresa que presta serviço a caminhoneiros, um grupo que infelizmente tem sido acometido com grande frequência, a hipótese é ter contraído a doença no contato com um profissional deste setor.

As informações foram repassadas pela secretária da Saúde Denise Liell e pelo médico Fernando Pedrotti, do Centro de Operações Emergenciais (COE). A partir de agora o objetivo é intensificar o volume de testes rápido, o que deverá aumentar o número de casos aguardando o resultado. “Mas estamos realizando o monitoramento diário dos casos sintomáticos e nos causa tristeza e preocupação este aumento repentino”, comentou Pedrotti.

Agora são 28 os casos confirmados de coronavírus em Toledo.

 

CASOS

Os casos confirmados nas últimas horas foram de um homem de 60 anos que contraiu a doença na região pela atividade que tem. Os sintomas começaram no dia 13 de maio – tosse, calafrio e dor de garganta – “mas ele evoluiu bem”. Este senhor teve contato com um senhor da família com 92 anos. Teve os mesmos sintomas no dia 18 de maio e, apesar do fator de risco por causa da idade, vem evoluindo bem. Ambos estão em isolamento domiciliar.

Outro homem – de 59 anos – apresentou sintomas no dia 21 de maio, com febre, tosse, dor de cabeça, falta de ar e dor no peito. A transmissão aconteceu também por contato domiciliar.

Um homem de 37 anos que trabalha em Toledo, mas também num município vizinho, começou a apresentar sintomas no dia 18 de maio, tendo calafrio e coriza nasal. Segue em isolamento domiciliar e evolui bem.

 

PREOCUPAÇÃO

Dos novos casos o que mais preocupa é de uma família de quatro pessoas, onde três apresentaram sintomas: um homem de 24 anos que teve os primeiros sintomas no dia 21 – tosse e dor de garganta – e teve contato domiciliar de um caso confirmado.

O caso mais grave desta família é da mulher, de 21 anos, que procurou o atendimento emergencial após ter febre, tosse, dor de cabeça, perda do olfato, falta de ar e dor no peito. Ela está internada no hospital. “A evolução preocupa bastante por ser uma pessoa jovem”, resumiu o médico  Fernando Pedrotti.

 

Com Jornal do Oeste

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente