Fale com a gente

Municípios Celebrações na Igreja Católica

Tríduo Pascal começa nesta quinta-feira Santa

Cristãos são convidados a participar deste período intenso de oração, jejum e penitência

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (6), começa o Tríduo Pascal, considerado o período mais forte das celebrações na Igreja Católica, pois fazem a memória da Paixão e morte de Jesus na espera da ressurreição. Os cristãos são convidados a participar deste período intenso de oração, jejum e penitência. Na Diocese de Toledo haverá missas em todas as comunidades. Por isso, vale a pena consultar a programação na sua paróquia.

O bispo diocesano dom João Carlos Seneme presidirá a Missa desta Quinta-feira Santa na Catedral Cristo Rei, às 19 horas. Nela, será recordada a Última Ceia de Jesus com seus discípulos, em que se celebra a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Os fiéis também conhecem essa celebração pelo rito do lava pés, que na verdade é um gesto de ensinamento para que os cristãos estejam prontos a servir em sinal de humildade. Como continuidade desta celebração, acontece a vigília eucarística com a participação dos fiéis na Capela do Santíssimo.

Em muitos locais, a vigília prosseguirá no dia seguinte, isto é, na parte da manhã desta Sexta-feira Santa. Lembrando que na sexta-feira não são realizadas missas, mas celebrações da Paixão de Jesus. Às 15 horas, em todas as comunidades de fé da Diocese de Toledo, os fiéis são convidados a acompanhar o Evangelho que faz essa memória. É um dia de silêncio para os cristãos e de jejum.

No Sábado Santo, ou Sábado de Aleluia, como muitos conhecem, acontece a missa da Vigília Pascal. Na Catedral ela será às 19 horas, também sob presidência de Dom João Carlos. Nas demais paróquias e capelas, elas serão realizadas no horário habitual de cada uma.

A Vigília Pascal é considera uma das celebrações mais completas em que os católicos acompanham, através da Sagrada Escritura, os momentos mais importantes da história da humanidade, quando Deus criou o homem e a mulher e os chamou a viver na aliança. Para Dom João Carlos, é importante que os cristãos participem para ter a noção bem concreta como é a história da Salvação que Deus realiza em todos os tempos.

“Esses três eventos – Quinta, Sexta e Sábado – são como uma única missa. Esses três dias formam uma unidade. Não podemos participar somente na Quinta, ou somente na Sexta-feira Santa ou só no Sábado de Aleluia. Para realmente acompanharmos o fundamento da nossa fé, temos que participar dos três eventos. Por isso esse convite para que façamos essa bonita experiência”, diz o bispo diocesano.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente