Fale com a gente

Municípios Mais Verão

Um mês após ataques de piranhas, situação na prainha de Entre Rios se normaliza

Publicado

em

Prainha de Entre Rios do Oeste recebeu diversos investimentos por parte da prefeitura: neste fim de semana o balneário sedia uma etapa do Mais Verão (Foto: Patricia Porto)

Um mês após os ataques de piranhas na praia artificial de Entre Rios do Oeste, que causaram espanto e preocupação, a situação se normalizou. A informação é da secretária municipal de Esporte e Lazer, Joceli Schmitt. As últimas ocorrências registradas datam o dia 1º de janeiro, sem outros ataques. “Nós tivemos 42 casos ao todo, consistindo em leves lacerações da carne na parte inferior do corpo, pés, dedos e calcanhar”, informa.

Sobre os cuidados realizados, a chefe da pasta rememora que a administração pública agiu no sentido de informar a situação aos munícipes e visitantes do balneário. “Foi a primeira temporada em que registramos essa ocorrência. Divulgamos os casos, colocamos placas de orientação e publicamos notas de esclarecimento. Ainda assim, as pessoas não deixaram de frequentar o espaço, visto que estariam amparados caso acontecesse alguma coisa. Temos socorristas posicionados e atentos para atender os banhistas nestas e outras situações”, menciona, acrescentando: “Mesmo aqueles que foram atacados não prestaram queixas, pois sabiam da possibilidade e optaram por arriscar”, declara.

Analisando a situação pelo viés turístico, Joceli não viu prejuízo para o setor. “Se houve alguma diminuição, foi muito pequena. Vale ressaltar que simultaneamente a esses ataques a praia de Entre Rios do Oeste passava por reformas estruturais, o que pode também contribuir para uma possível baixa no movimento. Hoje em dia, em conversas com os guardas vidas, não houve mais registro e, além disso, as melhorias foram concluídas. Ou seja, o espaço está em boas condições para que os visitantes possam frequentar”, expõe.

Secretária de Esporte e Lazer de Entre Rios do Oeste, Joceli Schmitt, em visita ao Jornal O Presente: “Foi a primeira temporada em que registramos essa ocorrência. Ainda assim, as pessoas não deixaram de frequentar o espaço, visto que estariam amparados caso acontecesse alguma coisa” (Foto: O Presente)

 

PIRACEMA

Diante da época de reprodução destes animais, as piranhas atacam para proteger seus ovos. “Segundo conversas com pescadores e pessoas da região, nossa prainha é uma área considerada agradável para a desova destes peixes na piracema. Consequentemente, com o início da temporada de verão, os banhistas ocupam as águas e se aproximam sem saber dos ovos ou até pisam neles, fazendo com que as piranhas tentem protegê-los, ocasionando o ataque”, relata a secretária de Esporte e Lazer entrerriense. “Vale salientar que nós estamos no habitat natural desses animais, assim como acontece com as capivaras e outros animais. Os ataques são naturais, instinto de proteção, visto que nós estamos nos colocando dentro de seu ambiente”, frisa.

 

MELHORIAS

No que se refere às melhorias executadas no balneário, as obras ultrapassaram os prazos previstos, mas hoje já estão finalizadas. “Foram utilizados recursos próprios da Prefeitura de Entre Rios. Melhoramos os banheiros, o atracadouro e o portal de entrada. A estrutura está bem bacana. Ainda temos situações de vandalismo, mas trabalhamos à medida do possível para fazer os reparos necessários”, salienta Joceli.

Tendo em vista o caso inédito de ataques de piranhas, a administração municipal estuda a possibilidade de instalar redes de proteção para isolar os banhistas e as piranhas. “Isso ainda deve ser planejado e estudado, mas é uma ideia. Para essa temporada já passou do momento, mas para a próxima estaremos adiantados”, pondera a secretária. “Vamos finalizar a pintura dos quiosques e investiremos na paisagem do local. Um dos planos é plantar palmeiras em toda a orla, caprichando no cenário para o lazer e para fazer fotos. A tendência é de que as visitas cresçam ainda mais”, projeta a dirigente da pasta, emendando: “Recentemente, a Base Náutica do município foi repassada para o BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira). Logo, o acesso dos pescadores não pode mais ser feito por lá e eles se dirigem até a praia, contribuindo para a movimentação”, expõe.

 

MAIS VERÃO

Sabendo que a concessão de uso da prainha se refere ao ano todo, muitas atividades são executadas no espaço. Prova da total normalização da área é a utilização do lugar para outra edição do projeto Mais Verão. “Acontece neste fim de semana (hoje, 1º, e amanhã, 02). Haverá competição de handebol no sábado e de futevôlei nos dois dias. O valor das inscrições será convertido na premiação. Além disso, teremos atividades para todas as idades, como tênis, oficinas de stand up paddle, de canoagem e outras. Para as crianças, disponibilizaremos brinquedos infláveis, futebol de salão, máquina de espuma e outros brinquedos. Serão distribuídos brindes e picolés”, detalha Joceli.

A secretária entrerriense afirma que as expectativas são boas. “Esse é um evento que vem acontecendo há muitos anos. O formato está diferente, mas mantém sua identidade. Esperamos que o público participe e prestigie esse final de semana especial em Entre Rios do Oeste”, convida.

 

Com assessoria

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente