Ecoville – Maior rede de limpeza
Municípios Campus Toledo

Unioeste cria Escola de Altos Estudos em Desenvolvimento Regional

Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (11), o Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), em conjunto com os Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA), em Economia (PGE) e o Colegiado de Economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, iniciam a Escola de Altos Estudos em Desenvolvimento Regional.

O objetivo dessa atividade é trazer pesquisadores nacionais e estrangeiros de renome nas suas áreas de atuação para falarem sobre pesquisa e os avanços mais recentes na área de desenvolvimento regional e territorial. Entre os dias 11 e 15 de março, o professor Andre Joyal, da Université du Quebec (UQTR), abrirá as atividades desse ano letivo. O professor Andre falará aos discentes da pós-graduação e da graduação, bem como ao público em geral que quiser prestigiar o evento. Nos dias 11 e 12 de março o professor falará sobre os avanços recentes na teoria do desenvolvimento territorial, a partir das 14 horas, no auditório do PGDRA na Unioeste, em Toledo. No dia 13 ele falará aos discentes da graduação sobre o tema “política regional no Brasil e no Quebec: similaridades e diferenças”. No dia 14 ele visitará a reitoria e o campus de Cascavel em atividades programadas pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI). No dia 15, às 19 horas, o professor Andre Joyal falará aos discentes do Doutorado Interinstitucional em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), em Foz do Iguaçu.

Casa do eletricista MINIESCAVADEIRA

Segundo o coordenador do NDR, professor Jandir Ferrera de Lima, além do professor André Joyal, a Escola de Altos Estudos trará outros pesquisadores ao longo de 2019 para compartilhar seu conhecimento com acadêmicos, docentes e a comunidade em geral. Em abril de 2019, a professora Genevieve Lessard, da Université Laval, Canadá, será a conferencista convidada e falará sobre pesquisa em rede.

Cabe lembrar que com a criação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA), em 2003, e do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) em 2014, o campus de Toledo se firmou como centro de referência em estudos do desenvolvimento regional. A produção científica; a formação com ênfase em agronegócio e desenvolvimento regional na graduação em Ciências Econômicas; o mestrado em Economia (PGE), com linha de pesquisa em Economia do Desenvolvimento Regional; a revista GEPEC e os grupos de pesquisa capitaneados pelos docentes do Colegiado de Economia e do PGDRA e PGE, reafirmam a expertise em pesquisa, extensão e inovação para o desenvolvimento das regiões e territórios construída no Oeste do Paraná. Para complementar essas atividades, em 2018 iniciaram as Conferências do NDR, coordenadas pelos professores Cristiano Stamm e Carlos Gonçalves, cujo objetivo é apresentar ao público as pesquisas docentes e discentes realizadas no PGDRA e PGE.

Agora, em 2019, retorna a Escola de Altos Estudos em Desenvolvimento Regional, que trará ao campus de Toledo pesquisadores renomados na sua área de atuação, em grande parte estrangeiros. Mais e mais a Unioeste se consolida como centro de referência e de formação em desenvolvimento regional.

 

Com assessoria 

TOPO