Fale com a gente

Municípios Empreendedorismo e inovação

Unioeste é parceira do Programa Soluções do Futuro

Publicado

em

(Fotos: Victor Hugo Junior)

Na segunda-feira (17), a assinatura do edital de chamamento público para execução de operação piloto do Programa Municipal de Inovação marcou o lançamento do Programa Soluções do Futuro em um estande localizado na Avenida Brasil. Esse é um projeto realizado entre a Prefeitura de Cascavel, Acic Labs, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e universidades, sendo a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) uma das parceiras.

O projeto tem como foco desenvolver ações que estimulem o empreendedorismo e inovação voltada aos jovens prestes a entrarem no mercado de trabalho. O edital do Radar de Inovação, prevê R$ 300 mil às startups selecionadas. Além disso, a estação de inovação, receberá essas empresas para treinamentos, mentorias, cursos, capacitações e dinâmicas, que vão até o fim do primeiro semestre.

Alcione Gomes, representante da Fundetec, afirmou na oportunidade que o Projeto Soluções do Futuro fala sobre empreendedorismo e inovação. “Precisamos criar um ambiente que promova o empreendedorismo. Queremos falar sobre quais são as profissões do futuro. Precisamos despertar o interesse do jovem para que ele saiba exatamente como será o amanhã. Vamos trabalhar junto com esses ecossistemas de inovação, apoiando jovens empreendedores a desenvolverem suas ideias e dentro do desafio que é transformar uma ideia num projeto, produto, negócio e renda”.

O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, ressaltou na oportunidade a importância da parceria nesse projeto. “Nós juntos nesse processo podemos mais do que cada um isolado. Essa é uma grande iniciativa. Temos que atrair, e mais do que isso, potencializar as nossas empresas a competir para que juntos possamos criar oportunidade para os nossos jovens aqui”.

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, agradeceu ainda os parceiros nesse projeto. “É preciso ver oportunidade em tudo. Quero agradecer o espaço definitivo, que é o nosso antigo terminal em frente à Prefeitura, para a Estação de Inovação. Teremos muitas ações em conjunto. A Prefeitura é uma ferramenta de avanço”.

De acordo com o coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste, Selmo José Bonatto, o NIT é responsável por levar os projetos até o local. Serão apresentados projetos inovadores de todas as áreas do conhecimento. “Hoje o formando em Engenharia Civil, Marcelo Skalee, orientado pela profa. Maritane Prior, apresentou uma Metodologia para previsão de inundações, tendo como foco a cidade de Cascavel. Este modelo pode ser aplicado em qualquer município”.

Com assessoria

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente