Fale com a gente

Municípios Ampliando as exportações

Unioeste lança Núcleo do PEIEX em Cascavel

Publicado

em

Foto: Divulgação

A fim de ampliar e diversificar as exportações brasileiras, amanhã (29) a região Oeste e Sudoeste do Paraná irá receber o Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex – Brasil), em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A cerimônia de lançamento será às 08 horas dessa quinta-feira (29) na Sala da ADUC – Ao lado da Reitoria – Unioeste Cascavel.

A metodologia do PEIEX consiste na identificação do potencial exportador da empresa, elaboração do diagnóstico de gestão, definição do plano de trabalho orientado à exportação, implantação do plano do trabalho e conclusão do atendimento com a entrega do plano de exportação para a empresa. O PEIEX oferece ainda: diagnóstico de prontidão para a exportação, capacitações específicas relacionadas ao comércio “exterior e recomendações técnicas e gerenciais

Os atendimentos são realizados por uma equipe técnica selecionada pela Unioeste e capacitada pela Apex-Brasil. O atendimento empresarial varia de acordo com a modalidade de trabalho, podendo durar de 14 a 45 horas, e é gratuito, cabendo à empresa atendida arcar com os custos referentes à implementação das estratégias e mudanças sugeridas pela equipe técnica.

Para atuar no PEIEX, a Unioeste foi avaliada nos quesitos infraestrutura, possibilidade de contratação de bolsistas, capacidade de atendimento aos setores produtivos da região Oeste e Sudoeste, oferta de cursos de graduação ou pós-graduação e experiência com projetos de extensão e capacitação empresarial. Segundo o coordenador do programa, o professor Douglas André Roesler, “a parceria entre a Unioeste e a Apex-Brasil possibilita o apoio e a qualificação das empresas para a exportação, que irá refletir em mais empregos e investimentos”. O objetivo do PEIEX, Núcleo de Cascavel, é qualificar 200 empresas em 24 meses.

Para a Gerente de Qualificação e Competitividade da Apex-Brasil, Ana Cláudia Barbosa, a preparação para exportar traz benefícios também à atuação nacional das empresas: “Quando as empresas estão preparadas para competir em mercados internacionais, elas naturalmente ganham em competitividade no mercado interno, melhoram processos e gestão, fortalecem sua marca e produto, se protegem da volatilidade no mercado interno e buscam inovação”.

O Núcleo Operacional PEIEX-Cascavel atenderá 33 municípios da região Oeste e Sudoeste do Paraná: Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Céu Azul, Corbélia, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Marechal Candido Rondon, Matelândia, Medianeira, Maripá, Marmeleiro, Missal, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Salto do Lontra, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Terra Roxa, Toledo, Tupãssi, Vera Cruz do Oeste, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Santa Helena.

O primeiro passo para obter o atendimento do PEIEX é a empresa solicitar uma avaliação. O atendimento à empresa é iniciado com duas visitas. Na primeira, a equipe técnica analisa o potencial exportador. Já na segunda, os técnicos do PEIEX realizam um diagnóstico de gestão, identificando o nível de aptidão para exportar. Com base nessas visitas, o PEIEX implementa um plano de trabalho junto à empresa. Por fim, após a execução das ações propostas, é elaborado o Plano de Exportação, para iniciar a inserção no mercado internacional. Além disso, os empresários selecionados devem estar disponíveis para verificações e procedimentos, bem como para entrevistas com os técnicos extensionistas do PEIEX. Como parte da capacitação, também são realizados encontros coletivos com outras empresas participantes do programa. Atualmente a Apex-Brasil realiza o PEIEX em todas as regiões brasileiras: um total de 37 Núcleos Operacionais do Programa.

 

SOBRE O PEIEX

O PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.

 

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

 

Com assessoria 

Copyright © 2017 O Presente