Fale com a gente

Municípios Foz do Iguaçu

Unioeste organiza Workshop sobre Reprodução de Peixes

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Fish Reproduction 2019: I Workshop Brasileiro sobre Reprodução de Peixes será realizado nos dias 25 a 27 de agosto em Foz do Iguaçu. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está organizando o evento que tem apoio e patrocínio de algumas instituições como o Instituto Neotropical, NutriQuest TechnoFeed, Engie e Itaipu.

A aquicultura, ciência que estuda técnica de cultivo e reprodução de peixes, tem crescido em ritmo acelerado no Brasil, impulsionando o setor e colocando a piscicultura como uma oportunidade de negócio. Grupos de trabalho especializados associados ao tema têm propiciado o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas. A intensificação em torno das discussões em torno desse tema motivou a realização do Workshop.

O evento tem como público alvo docentes, pesquisadores e técnico-cientistas que atuam em qualquer área da reprodução de peixes, além de alunos de pós-graduação com experiência e atuação na área. Por fim, profissionais que não atuam nessa área poderão participar do evento como convidados especiais.

O Fish Reproduction 2019 será no Refúgio Biológico Bela Vista (ITAIPU) – Centro de recepção dos visitantes. Robie Allan Bombardelli é professor doutor do curso de Engenharia da Pesca do campus de Toledo e um dos organizadores. Ele conta que o evento foi construído com base numa demanda que existe há anos. “A comunidade científica começou a perceber que existia uma dificuldade de comunicação dos trabalhos em rede e também de padronização de metodologias. As pessoas estão olhando pra essa área como uma área de muita importância, não só científica, mas também que causará um efeito econômico na cadeia científica.”

Paralelamente ao evento, terá a apresentação de um site que está sendo construído, a plataforma Fish Reproduction. “O objetivo é colocar as informações de pesquisas que existem em todo o Brasil de modo que os pesquisadores possam ter acesso a todas as informações sobre um determinado tema, facilitar a integração e promover o trabalho em rede”, explica.

O professor conta que apesar de ser um Workshop brasileiro, terá a presença de argentinos e paraguaios. “Esse workshop tem uma característica muito particular porque são poucas palestras. Não é um evento com um público muito grande, mas isso foi proposital para garantir o foco dos trabalhos propostos. As pessoas que estarão presentes são os maiores especialistas na área de reprodução de peixes de todo o Brasil.”

O objetivo do evento é reunir profissionais especializados nas diversas áreas da reprodução de peixes, para buscar estratégias que venham a promover o ordenamento e impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico desta área. Além de organizar grupos de trabalho para promover a padronização de metodologias das rotinas experimentais dentro de nove câmaras técnicas, sendo cada uma definida por especialidade.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

SEGUNDA-FEIRA – 26/08/2019

Local: Refúgio Biológico Bela Vista

Palestra de abertura

Horário: 08h30 às 09h00

Palestra: Caminhos da pesquisa científica em reprodução de peixes no Brasil

Horário: 09h10 às 10h00

Coffee break

Horário: 10h00 às 10h20

Apresentação dos grupos de pesquisa

Horário: 10h30 às 12h00

Almoço

Horário: 12h00 às 14h00

Apresentação dos grupos de pesquisa

Horário: 14h00 às 16h00

Coffee break

Horário: 16h00 às 16h30

Espaço ciência, tecnologia e inovação

Horário: 16h30 às 17h00

Apresentação dos grupos de pesquisa

Horário: 17h00 às 18h30

 

TERÇA-FEIRA – 27/08/2019

Local: Refúgio Biológico Bela Vista

Discussão de pauta

Horário: 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 15h30

Coffee break

Horário: 10h00 às 10h20 e das 15h30 às 16h00

Grupo temático I

Nutrição de Reprodutores

Manipulação e controle de maturação final (ovulação/espermiação)

Coleta e avaliação de gametas

Local: Sala I

Gupo temático II

Criopreservação de gametas, embriões e tecidos biológicos

Ativação de gametas e fertilização artificial

Genética

Local: Sala II

Grupo temático III

Fisiologia reprodutiva

Determinação e diferenciação sexual

Morfofisiologia e biotecnologia reprodutiva (transplante de células germinativas, clonagem, ICSI, manipulação cromossômica e outros)

Local: Sala III

Apresentação da Plataforma Fish Reproduction para desenvolvimento de rede de pesquisa

Horário: 16h00 às 16h30

Palestra: Desafios para promover o trabalho em rede e inovação na pesquisa

Horário: 16h30 às 17h00

Assembléia geral para elaboração de documento e encaminhamentos

Horário: 17h00 às 18h00

Encerramento e entrega de certificado

Horário: 18h00

 

Com assessoria 

Copyright © 2017 O Presente