Fale com a gente

Municípios “A Ciência que Transforma”

Unioeste promove evento de iniciação científica de modo on-line

Publicado

em

(Foto: Sandro Mesquita/OP)

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizará o 7º Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (7º EAICTI) será de forma remota (virtual), no período de 29 de novembro a 03 de dezembro de 2021, que será totalmente on-line, por conta da epidemia de coronavírus.

Com o slogan “A Ciência que Transforma”, nessa edição do evento, a participação será gratuita e com a transmissão de vídeos feitos pelos próprios alunos pesquisadores, dos campi de Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão.

O EAICTI é um dos principais eventos científicos da Unioeste, tornando-se uma tradição. É por meio dele, que a comunidade acadêmica e a sociedade podem conhecer os trabalhos de iniciação científica, quando os alunos estão na graduação e despertam seus interesses pela pesquisa científica.

O Programa de Iniciação Científica é mantido com recursos destinados à pesquisa, tecnologia e inovação e inserção social do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (Fundação Araucária) e pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Ricardo Vianna Nunes, coordenador do Comitê Assessor de Bolsas de Iniciação Científica – CIPIC., o Encontro Anual de Iniciação Científica é um evento de natureza multidisciplinar, que congrega todas as áreas do conhecimento, e tem como principais objetivos avaliar e divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas/acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

O EAICTI é o momento de divulgação das contribuições científicas envolvendo os temas desenvolvidos na Instituição pelos discentes de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação. Além de compartilhar resultados, experiências e dificuldades, “o evento permite discutir as atividades de Iniciação Científica e traçar as estratégias institucionais para a formação de pesquisadores e qualificação de recursos humanos”, esclarece.

O coordenador frisa que a participação em projetos de Iniciação Científica comprovadamente contribui para o ingresso do discente em Programas de Pós-Graduação, além de complementar a sua formação acadêmica e o introduzir nas atividades científicas.

 

Preparação

A preparação do evento envolve um grande número de pessoas e leva meses de trabalho. Para se ter uma ideia, os trabalhos enviados são analisados por um comitê científico composto por professores pesquisadores doutores da Unioeste, que integram o Comitê. Além disso, os trabalhos são publicados nos anais eletrônicos do evento, ou seja, todas as pesquisas são elencadas numa espécie de revista eletrônica.

Além da publicação, os trabalhos passam por um crivo de qualidade, e os selecionados serão indicados os trabalhos do Prêmio de Iniciação Científica/2021. “Como forma de reconhecimento e estímulo aos alunos de Iniciação Científica e aos docentes orientadores, cujos trabalhos se destacarem em cada grande área do conhecimento”.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente