Fale com a gente

Municípios Ensino superior

Unioeste: superintendente fala dos desafios das universidades durante pandemia

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Cumprindo uma extensa programação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Aldo Nelson Bona, esteve na Reitoria da Instituição apresentando o trabalho que está sendo desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior do Paraná (IES), principalmente com foco em ações voltadas ao combate à Covid-19.

Segundo o superintendente, o Governo do Estado tem a compreensão dos desafios enfrentados pelas universidades e, por isso, tem trabalhado para que as gestões das Instituições possam acontecer de forma positiva e projetar o futuro das universidades, já que nos últimos meses houve um direcionamento aos programas de extensão, que possibilitaram ações importantes de apoio à luta contra a pandemia. “A Unioeste tem enormes desafios, mas ela tem mais condições de resolver pequenas coisas que outras universidades não têm. Num primeiro momento, precisamos dar condições de tratar desigualmente os desiguais para o sistema poder crescer como um todo. Nós queremos construir uma página para que nossas universidades possam trabalhar com a perspectiva da previsibilidade, pois se vamos ter um programa de manutenção da extensão não importa o valor, o que importa é a permanência desse, e que possa atender a demanda da sociedade”, ressaltou.

Na ocasião, a pró-reitora de Extensão da Unioeste, Fabiana Regina Veloso, fez uma apresentação do trabalho que a Universidade, com apoio do Governo do Estado, desenvolveu nos últimos meses, especialmente, no combate à Covid 19, quando foi possível numa parceria Estado e Unioeste contratar bolsistas para atendimento à população nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. “É extremamente importante o apoio do Governo para concretizar as ações extensionistas com esta magnitude. Graças à parceria de gestão pudemos contar com mais de 200 bolsistas no combate a Covid-19. Somos uma universidade pública e atendemos às comunidades que mais precisam do sistema SUS. Nesse trabalho, a sociedade está vendo o papel da universidade e dos hospitais públicos. Como é bonito ver o empenho das equipes com esse sentimento que é característico da Extensão, de contribuir com o próximo. Esse é o queremos transmitir para a sociedade”, exaltou.

 

236 BOLSISTAS

Os bolsistas da Unioeste selecionados para trabalhar neste período de pandemia atenderam as regiões Oeste e Sudoeste do Estado sendo que em Cascavel foram 73 acadêmicos que atuaram na Universidade, no Hospital Universitário do Oeste do Paraná e na 10ª Regional de Saúde. Em Toledo, 20 alunos atenderam no mini hospital, na Farmácia do Paraná; SMS; PAM e Banco de Sangue. Já em Francisco Beltrão foram 53 alunos distribuídos entre a Universidade, o CRE; Hospital Regional; Call Center; Penitenciária Estadual e ARSS.

Em Foz do Iguaçu foram 60 bolsistas que atuaram na Aldeia São Miguel; Atenção Básica; Call Center; 8ª Regional de Saúde; Epidemiologia na cidade de Medianeira e Foz; Hospital Municipal de Foz e Barreira EADI. Além disso, os alunos atenderam as cidades de Guaíra sendo 11 bolsistas e em Pato Branco foram 19 alunos.

As equipes de bolsistas desenvolveram atividades direcionadas à comunidade como atendimento em centrais de informações; na elaboração de documentos para a abertura da unidade Covid-19 junto a Regional de Saúde; atendimento aos pacientes internados desde higienização e conforto, hidratação cutânea, curativos, medicações, coleta e envio de exames, preenchimento de prontuário e ainda no apoio psicológico de escuta e conforto de pacientes e familiares.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente