Ford/Abradif/Rodovel Ranger
Municípios Projeto

Univel investe em construção de Hospital Veterinário

A edificação do Hospital Veterinário conta com área de 2.360m² (Foto: Divulgação)

Na constante busca pela qualidade do ensino, o Centro Universitário de Cascavel – Univel está construindo seu próprio Hospital Veterinário, para correlacionar a teoria com a prática do ensino no curso de Medicina Veterinária. “Conceder ao acadêmico uma estrutura de qualidade é essencial para seu desenvolvimento como profissional. O ganho educacional para os alunos é incrível e poder relacionar prática com teoria, torna a formação muito mais completa e especial, além de atendermos as normativas criteriosas do Conselho Federal de Medicina Veterinária”, explica o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Paulo Figueira.

 

Hospital Veterinário

A edificação do Hospital Veterinário conta com área de 2.360m² metros quadrados e faz menção a filosofia do seu objetivo maior: educar, desenvolver e humanizar. Desde a proposta da implantação, seus princípios são focados em promover a constante integração e humanização dos espaços, que interligam prédios existentes e novos em execução, até o incentivo do vínculo entre os espaços internos e externos. São 31 ambientes divididos entre laboratórios, salas de cirurgia, internamento, salas de aula e auditório, além da infra estrutura de apoio. “Um prédio dedicado a receber um Hospital Veterinário Universitário precisa proporcionar sua função técnica de ensino, pesquisa e desenvolvimento, além de conciliar o atendimento a comunidade se posicionando como um instrumento de mobilidade ao setor urbano que se encontra. A estética do projeto singulariza a identidade institucional ao mesmo tempo que integra e compõe o novo cenário do campus que está em fase de expansão”, explica um dos arquitetos responsáveis, Flávio Uren.

 

Diferenciais

O hospital terá o conceito mais recente em situações clínicas, com fluxos de atendimentos estudados para facilitar o aprendizado. Todos os ambientes educacionais contam com espaço para acompanhamento dos acadêmicos, uma vez que os ambientes serão equipados com paredes de vidros para observação dos procedimentos. Os centros cirúrgicos vão contar com a instalação da vídeo cirurgia, para que os acadêmicos possam acompanhar os mais variados procedimentos em tempo real e transmitidos em alta definição para a sala de aula. “Com a inauguração da obra, os alunos já podem iniciar seus estágios extra curriculares e programas de extensão acadêmica usufruindo da estrutura do hospital”, ressalta Paulo.

Além disso, o hospital contará com um anfiteatro equipado para 200 pessoas, para que eventos específicos do curso possam ser desenvolvidos com maior frequência, o que confere um grande diferencial aos professores, que são estimulados a buscar cursos e palestras para aprimorar os estudos. “O investimento em infraestrutura é para que os alunos tenham novas oportunidades. A construção de um Hospital Veterinário representa para a Univel a continuação da oferta de uma estrutura de alta qualidade com o propósito de aprimorar o aprendizado”, destaca o Pró-Reitor Administrativo, Lucas Silva.

 

Funcionamento

Um Centro de Internamento de Animais Infecciosos também está no projeto, composto de área de isolamento, com entrada e saída de ar tratados para esta área para que não ocorra contaminação cruzada com as demais. A obra prevê dormitórios para os residentes clínicos e total rede de laboratórios, incluindo laboratórios de diagnósticos biomoleculares. “O funcionamento será em horário comercial estendido, com plantões aos finais de semana, tendo sempre um médico veterinário acompanhando os animais internados em tempo integral. O atendimento será aberto a toda a comunidade e como nos outros hospitais com valores diferenciados para as várias categorias da população interna e externa da instituição”, explica o Coordenador.

 

Com assessoria

TOPO