Fale com a gente

Municípios Milho safrinha

Ventos desta sexta-feira causam prejuízos consideráveis em lavouras da região

Em algumas áreas foi registrada perda total

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Os levantamentos ainda são preliminares, porém as chuvas acompanhadas de fortes ventos hoje pela manhã causaram danos em lavouras de milho da região.

Lavouras com híbridos mais tardios foram as mais afetadas.

O vice-presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, engenheiro agrônomo Sévio Mengarda, fez um giro para constatar os efeitos nas lavouras e concluiu que a região de Pato Bragado é a que apresenta mais danos, com lavouras totalmente no chão.

“As chuvas desta sexta-feira chegaram com potencial destrutivo em algumas regiões. Aparentemente, o município mais afetado pelos ventos foi Pato Bragado e a gente percebe uma diversidade de danos. Algumas áreas com danos maiores, outras com danos menores, outras com perda total, com a cultura 100% no chão. Os milhos que foram plantados mais cedo, que estão próximos à colheira, estão melhor enraizados, mais fortes, comparados com aqueles cultivares que estão na fase de enchimento de grãos. Pouco se recupera dessas áreas porque o milho tende a colocar suas forças para retornar à posição vertical e deixa de continuar o enchimento de grãos”, comenta Mengarda.

Segundo ele, “a orientação para os produtores que tiveram danos maiores e têm seguro é solicitar uma vistoria prévia do perito para deixar registrado junto à seguradora os danos e aguardar até a colheita para verificar qual foi o índice real de perda”.

(Fotos: Divulgação)
Com os fortes ventos uma árvore caiu e interditou a rodovia Marechal Pato na manhã desta sexta-feira (23) (Foto: Wesley Lange/Portal da Cidade Pato Bragado)

O Presente com informações da Difusora

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente