O Presente
Municípios

Zoo de Cascavel faz 47 anos e abre votação para nomear filhotes de gatos-do-mato

Filhotes nasceram no parque e aguardam escolha dos nomes; votação começou em 10 de janeiro


calendar_month 10 de dezembro de 2025
2 min de leitura

O Zoológico Municipal de Cascavel completa 47 anos nesta sexta-feira (12) e comemora a data com o nascimento de três filhotes de gato-do-mato-pequeno. A Prefeitura abriu uma votação para escolher os nomes dos animais, que nasceram no parque e agora integram o plantel do Zoo.

Os filhotes são dois machos e uma fêmea, todos da segunda cria de Sofi, fêmea vinda de Espigão Azul, e Kovu, macho resgatado em Londrina. Os dois chegaram ao zoológico ainda jovens, em 2021.

A espécie Leopardus guttulus está classificada como vulnerável à extinção. A perda de habitat, atropelamentos, caça e doenças afetam a sobrevivência desses felinos. A reprodução ocorre de forma lenta, geralmente com apenas um filhote por ninhada, o que torna o nascimento de três indivíduos um fato relevante.

A primeira cria de Sofi e Kovu ocorreu em janeiro de 2024, com o nascimento de uma fêmea. Ela permanece separada do grupo até o fim da amamentação, mas voltará ao recinto.

A votação para escolher os nomes está aberta no Instagram oficial da Prefeitura. As sugestões foram divididas em duas listas:

Opção 1

Cauã (macho) – Tupi, “gavião”
Jaguar (macho) – Tupi-Guarani, referência ao maior felino das Américas
Anahi (fêmea) – Guarani, “voz doce” ou “flor”

Opção 2

Raoni (macho) – Tupi/Txucarramãe, “onça” ou “grande guerreiro”
Rudá (macho) – Tupi, divindade do amor ou “guardião”
Yara/Iara (fêmea) – Tupi, “senhora das águas”

O resultado será divulgado na sexta-feira (14), data do aniversário do zoológico.

Localizado dentro do Parque Natural Municipal Danilo Galafassi, o Zoo faz parte da maior área ecológica urbana do Sul do Brasil. O espaço abriga mais de 350 animais de 72 espécies, muitos deles ameaçados de extinção e sem possibilidade de retorno à natureza. O local atua em conservação, pesquisa, educação ambiental e reabilitação de fauna.

A visitação é gratuita mediante retirada de ingresso online. O cadastro pode ser feito no link.

Com Catve

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.