Fale com a gente

Esportes

1ª Semana do Ciclista de Marechal Rondon será realizada em setembro

Publicado

em

A Associação Rondonense de Ciclismo (ARC), Prefeitura e Sesc promoverão, de 20 a 30 de setembro, a 1ª Semana do Ciclista de Marechal Cândido Rondon. O objetivo é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, de lazer e de promoção da saúde. A Semana vai ao encontro da nova lei municipal, que instituiu a data de 20 de setembro como Dia do Ciclista e prevê ações educativas sobre o uso consciente da bicicleta no trânsito.

Na manhã desta terça-feira (22) aconteceu a primeira reunião dos organizadores. Entre os presentes esteve o vice-prefeito Ilario Hofstaetter; o vereador Nilson Hachmann; o presidente da ARC, Paul Lírio Berwig; o técnico de atividades do Sesc, Marcelo Moresco; bem como representantes das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer; de Indústria, Comércio e Turismo; e de Segurança e Trânsito.

Conforme ficou definido, a programação da Semana será aberta dia 20 de setembro, com a entrega de Medalha de Honra ao Mérito ao ciclista e presidente da ARC, Paul Lírio Berwig. A honraria será concedida pelo Poder Legislativo, conforme projeto de autoria do vereador Nilson Hachmann, que também é o autor do projeto de lei que instituiu o Dia do Ciclista.

Já o encerramento será em 30 de setembro, com o passeio ciclístico. Esta atividade será voltada à participação das famílias, com o trajeto percorrendo as ruas centrais da cidade. A concentração será na Praça Willy Barth, onde também haverá recreação, sorteios, entre outros atrativos.

Nos demais dias da Semana do Ciclista, o objetivo é promover a conscientização da comunidade sobre a importância do uso seguro da bicicleta. Para tanto, serão feitas palestras nas escolas. Também haverá forte motivação para que os rondonenses utilizem mais a bicicleta no dia-a-dia ao invés de carros e motos, conforme prevê o Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro.

Conforme os organizadores, a intenção é que o maior número possível de entidades da sociedade organizada participe da Semana do Ciclista, ajudando na divulgação e também no desenvolvimento das ações. Para tanto, novas parcerias deverão ser confirmadas nos próximos dias.

Assessoria

Copyright © 2017 O Presente