Fale com a gente

Policial

BPFron apresenta nova modalidade de policiamento com motocicletas

Publicado

em

Visando incrementar as ações policiais militares em busca da redução do tempo de pronta resposta às ocorrências, o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), que tem sua 1ª Companhia sediada em Marechal Cândido Rondon, criou o pelotão de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), que consiste no policiamento com o emprego de policiais militares devidamente treinados para o uso eficiente e seguro de motocicletas em ações policiais.

A equipe da Rocam é composta por 14 policiais, divididos entre as três companhias do BPFron – Marechal Cândido Rondon, Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste -, que foram selecionados e submetidos a longas horas de treinamento de táticas e técnicas policiais, pilotagens de alto risco e moto patrulhamento e agora estão prontos para o cumprimento de suas missões. “O treinamento foi dividido em etapas, dentre elas a própria pilotagem, mecânica de motos, abordagens policiais com o uso da motocicleta, além de todas as demais técnicas de patrulhamento com o veículo, que é diferenciado do nosso serviço rotineiro”, destaca o oficial responsável pelo treinamento dos militares e comandante da Rocam, aspirante Rafael Gustavo Merege.

Conforme ele, o nivelamento dos militares, que durou três semanas, também envolveu o treinamento off road, com equipes de motocross e pilotos de motovelocidade. “Todo o treinamento foi voltado aos riscos a que um policial militar é submetido, agravado pela questão de estarmos em uma região de fronteira, e ainda somado à questão da pilotagem da motocicleta, que acarreta mais riscos com a exposição maior do policial a intempéries ou até mesmo a acidentes”, ressalta.

 

Mais agilidade

“A Rocam já é empregada em muitos batalhões de Polícia Militar do Paraná e de todo o Brasil, e por estarmos em uma região de fronteira achamos que seria importante um reforço a mais nos trabalhos do BPFron”, menciona Merege, destacando que essa é a primeira vez que a Rocam é implementada no Batalhão. “As motocicletas já haviam sido disponibilizadas há algum tempo, por meio do Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras), mas, para ser colocado em prática, o trabalho necessitava de um nivelamento e treinamento, e por conta das próprias demandas do Batalhão, não havíamos conseguido, ainda, montar a Rocam. Além disso, precisava haver um oficial capacitado coordenando os trabalhos e estávamos com um efetivo um pouco reduzido”, comenta o oficial.

De acordo com ele, a motocicleta tem vantagens em se tratando de patrulhamento, principalmente no deslocamento mais rápido do policial, trazendo mais agilidade aos trabalhos do BPFron. “Assim, os militares conseguem chegar em locais onde as viaturas não têm acesso e desenvolver um policiamento em ambientes onde a moto consegue ter uma presença maior, mas sempre focando no nosso principal objetivo, que é o combate aos crimes transfronteiriços”, salienta.

 

Trabalho efetivo

Antes de iniciar o treinamento do pelotão da Rocam, o BPFron já vinha desenvolvendo um projeto de patrulhamento em motos, até mesmo para ambientar os policiais a esse tipo de trabalho. “O projeto, inclusive, se mostrou efetivo com a realização de apreensões de cargas de cigarros e armas de fogo, além do cumprimento de mandados de prisão”, conta Merege.

No decorrer do próprio nivelamento, os policiais da Rocam já estavam atuando no policiamento, tanto em Marechal Rondon como nos municípios da região. “Durante os dias de treinamento, e em apenas 20 minutos, a equipe da Rocam realizou a apreensão de quatro veículos preparados para o transporte de descaminho e contrabando em Guaíra”, frisa o comandante, acrescentando que, por conta disso, o trabalho se mostrou efetivo e com uma grande demanda.

Segundo Merege, a maioria dos treinamentos foram realizados no Parque de Exposições de Marechal Rondon, por conta do espaço, mas agora, no entanto, será pleiteada uma sede própria para a Rocam. “Precisamos de um local apropriado para os treinamentos e a própria sede do Batalhão não comporta essa demanda”, declara.

 

Treinamento constante

A fase de preparação e treinamento dos policiais será encerrada hoje (18) com uma cerimônia de formatura, que será realizada no Ginásio do Colégio Luterano Rui Barbosa, às 11 horas. A partir de agora, os militares realizarão um “estágio Rocam”, que dura cerca de três meses. “Mesmo após a conclusão do estágio, os policiais continuarão se aprimorando, pois o trabalho com motocicletas exige um treinamento constante”, finaliza Merege.

 

Diferencial

O comandante da 1ª Companhia do BPFron, capitão Nairo Cardoso da Silva, diz que o objetivo principal da Rocam é dar uma resposta mais ágil frente às ocorrências atendidas pelo Batalhão. “O grande diferencial desse trabalho é o auxílio no combate aos crimes transfronteiriços, principalmente pelo fato de facilitar e agilizar o deslocamento dos policiais, e também pela inserção em pontos de difícil acesso, como em beiras de lago e locais de trilha, muito utilizadas para a passagem de tráfico de drogas e contrabando”, pontua.

Copyright © 2017 O Presente