Fale com a gente

Geral

Cheias nos rios Paraná e Iguaçu devem atingir 33 casas em Ciudad del Este, neste fim de semana

Publicado

em

O nível do Rio Paraná a jusante (abaixo) da usina hidrelétrica de Itaipu deve aumentar nos próximos dias. A previsão da Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos da binacional é que neste fim de semana 33 casas sejam atingidas no Bairro San Rafael, em Ciudad del Este (PY). A empresa emitiu, nesta sexta-feira (19), o Boletim de Alerta Hidrológico aos moradores da região e autoridades competentes. Em Foz do Iguaçu, nenhuma casa será afetada.

Na tarde de sexta-feira, o nível do rio estava em 112,14 metros em relação ao nível do mar, na estação hidrométrica da Ponte da Amizade (o nível médio normal naquele ponto gira em torno de 103 metros). Até o fim do dia, o nível chegará a 112,5 metros, já afetando 17 casas, a passarela de pedestres e o campo de futebol do bairro, no país vizinho. No fim de semana, o rio subirá para 113,5 metros, atingindo 33 casas.

A cheia é causada pela alta afluência nos rios Paraná e Iguaçu. Na quinta-feira (18), a vazão afluente ao reservatório da Itaipu registrou média de 18.835 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) em decorrência, principalmente, da abertura do vertedouro na usina hidrelétrica Porto Primavera, no Mato Grosso do Sul, e da forte vazão do Rio Ivaí, no Paraná.

Já no Rio Iguaçu, a estação do Hotel Cataratas registrava, nesta sexta-feira, 3.269 m³/s. Apesar de estar localizado abaixo da região afetada, o Bairro San Rafael, a cheia no Rio Iguaçu ajuda a represar a água do Rio Paraná e elevar o seu nível.

Em função das chuvas na área de influência da Itaipu, a previsão é que o nível do Rio Paraná na estação da Ponte da Amizade permaneça elevado nos próximos dias. Para manter a segurança da barragem, a usina hidrelétrica também manterá o vertedouro aberto por pelo menos mais dez dias.

 

Comissão de Cheia

Formada por empregados da Operação da usina, a Comissão de Cheia é acionada quando o nível do Rio Paraná chega ao Alerta 1A, ou seja, 107,6 metros acima do nível do mar. Diariamente, a Comissão emite os alertas hidrológicos para antecipar os moradores da região sobre a cheia do rio.

“A principal função da Comissão de Cheia é analisar as condições hidrológicas e informar com antecedência para as áreas da Itaipu que se relacionam com as autoridades municipais a perspectiva do nível do rio Paraná e se as pessoas serão atingidas”, explica o gerente do Departamento de Operação do Sistema, Rui Jovita.

No Paraguai, a área de Responsabilidade Social da Itaipu repassa a informação às autoridades e, no Brasil, a Segurança Empresarial mantém a Defesa Civil da cidade informada.

Copyright © 2017 O Presente