Fale com a gente

Variedades

Conheça os 10 maiores cursos de graduação em número de matrículas no Brasil

Publicado

em

O Censo da Educação Superior divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) revela quais foram os 10 cursos mais procurados no Brasil em 2016. Segundo dados da pesquisa, os cursos de Direito, de Administração e de Pedagogia são os que mais ganharam novas matrículas no último ano. Essa relação representa 51% do número total de matrículas realizadas no período e mais de R$ 2,9 milhões.

É importante saber, também, que cerca de 75,3% das matrículas foram realizadas nas faculdades privadas. Isso se deve a alguns fatores, como aumento no número de ofertas do ensino a distância, além das oportunidades em descontos nos valores das mensalidades. Algumas instituições privadas como a Uniasselvi, por exemplo, oferecem também a inscrição gratuita para os vestibulandos.

Saiba mais sobre os 10 cursos com o maior número de matrículas no Brasil!

1. Direito

A área de Direito é a ciência que estuda normas e processos jurídicos a fim de organizar a relação entre os indivíduos e a sociedade. O profissional pode atuar em diferentes setores da advocacia, representando empresas ou pessoas físicas em ramos como Direito Civil, Direito Administrativo, Direito Comercial, Direito de Tecnologia da Informação, Direito Penal, entre outros. O curso tem duração de, em média, cinco anos.

2. Administração

O campo da Administração é vasto, pois está presente em setores públicos e privados. O administrador atua na gestão de processos e no planejamento de estratégia para quaisquer tipos de empreendimento, seja no campo financeiro ou mesmo em recursos humanos. A graduação dura quatro anos em média e as aulas são divididas em conhecimentos de exatas e de humanas.

3. Pedagogia

O profissional de Pedagogia atua diretamente na área de Educação Infantil, exercendo atividades como professor das primeiras cinco etapas do Ensino Fundamental, além de outras funções, como coordenador pedagógico e orientador educacional. Os cursos de Pedagogia têm duração média de quatro anos.

4. Engenharia Civil

Atuando no projeto de edificações, como casas, prédios, pontes e vias, o engenheiro civil acompanha as etapas de construção e de reforma. Cabe a esse profissional gerenciar as equipes de trabalho, supervisionando prazos, padrões de qualidade e custos de cada projeto. No curso superior, o estudante aprenderá noções de estratégia, planejamento, matemática, além de conhecimentos específicos da área.

5. Ciências Contábeis

Essa é a área que cuida das finanças de uma empresa, atuando no registro de contas, receitas, despesas e lucros. O profissional de Ciências Contábeis ajuda a traçar planos de investimentos. Esse especialista pode ser encontrado em diversos setores, atendendo empresas de pequeno, médio e grande porte.

6. Enfermagem

Dedicando-se aos cuidados com a saúde, os enfermeiros trabalham em parceria com profissionais de medicina e são indispensáveis em hospitais, pois atuam coletando dados dos pacientes e definindo o trabalho de outros profissionais da área. São responsáveis pelo controle da alimentação, da higiene e da administração dos remédios prescritos pelos médicos.

7. Psicologia

Atuando no diagnóstico, no tratamento e na prevenção de doenças e distúrbios mentais, emocionais e de personalidade, a área de Psicologia é de grande importância para todos. Por meio da análise de atitudes e comportamentos, o psicólogo identifica causas e ajuda as pessoas em diferentes momentos da vida. Esse profissional está presente em diversos lugares, como escolas, clínicas especializadas e empresas em geral.

8. Formação de professor de Educação Física

Professores de Educação Física são essenciais em instituições de ensino público e privado. É esse profissional quem orienta e acompanha a prática de atividades físicas e os cuidados com a saúde dos alunos. É imprescindível ter conhecimentos das partes motoras e, também, de diferentes modalidades esportivas.

9. Arquitetura e Urbanismo

Os profissionais de Arquitetura estão ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Esses profissionais atuam principalmente em projetos de composição e organização de espaços externos e internos, garantindo, assim, o maior aproveitamento de uma área, de acordo com os critérios de conforto, estética e funcionalidade. O curso de Arquitetura é amplo e, durante os estudos, são priorizadas as aulas práticas, em que o aluno aprenderá a lidar com projetos e com a composição de estruturas, além de planejamento para controle de materiais e de mão de obra.

10. Engenharia de Produção

Indispensável em diferentes empreendimentos, a área de Engenharia de Produção está entre os cursos com maior número de matrículas atualmente. Nesse ramo, o profissional atua na elaboração e no planejamento de sistemas que envolvem produtos, materiais, informações e pessoas dentro de uma empresa, a fim de aprimorar o rendimento de um determinado negócio. Durante o curso, o estudante aprenderá noções de gestão, matemática, física e ciências sociais.

Copyright © 2017 O Presente