Variedades

Dicas para prolongar a vida útil dos uniformes escolares das crianças

(Foto: Divulgação)

Com a proximidade do fim do ano letivo, crianças e pais já se preparam para as atividades de férias. Mas para garantir que o retorno das férias seja mais tranquilo, é aconselhável guardar o material escolar que pode ser utilizado no próximo ano, evitando precisar comprá-lo de novo.

O mesmo deve ser feito com o uniforme escolar. Por ser uma peça de uso diário, eles precisam ser cuidados com ainda mais delicadeza, evitando qualquer dano. No caso de famílias em que irmãos estudam na mesma escola, é possível ainda passar o uniforme dos mais velhos para os mais novos, desde que eles estejam em bom estado.

A vida útil dos uniformes escolares

Além de serem usados diariamente, é normal que as crianças brinquem e pratiquem esportes nas aulas de educação física usando os uniformes. Isso já é o suficiente para deixar a vida útil dessas peças ainda mais curta. Se a criança for mais nova, a perda será mais rápida, principalmente porque, em determinadas fases da vida, a numeração muda em poucos meses.

Para garantir uma rotatividade, o ideal é ter entre três e quatro unidades de cada peça mais utilizada do uniforme. A cada final de ano, é indicado descartar ou reciclar os que já não se encontram em bom estado, assim, não é necessário comprar jogos inteiros dessas roupas todos os anos.

Os cuidados com cada peça

Cada peça de roupa já vem com os cuidados necessários na etiqueta. Portanto, antes de começar a limpeza, verifique quais são as recomendações do fabricante, analisando as possibilidades de lavagem, secagem e também a melhor maneira de passar.

A lavagem à mão deve ser feita de forma delicada. Na máquina, é preferível optar pelo modo também delicado ou rápido, para que não fique de molho ou tenha lavagens extras. Para retirar manchas, busque por produtos específicos para o tecido do uniforme em questão, evitando o desgaste da roupa.

Calçados

Não esqueça também dos calçados que fazem parte do uniforme escolar. Mesmo que as crianças insistam em ir com modelos diferentes, é importante que o tênis infantil seja apropriado para as necessidades dos pequenos, protegendo seus pés e garantindo conforto ou ainda para a prática de esportes.

Os calçados devem ser lavados a mão e preferencialmente jamais submersos em água. Não use substâncias abrasivas ou buchas muito duras, pois podem danificar o material. Certifique-se também que o calçado está completamente seco antes de ser usado.