Geral

Eclipse solar total poderá ser visto em alguns pontos do Brasil; saiba onde

Um dos principais fenômenos astronômicos do ano, o eclipse solar total que acontece no dia 21 de agosto, mas não será visível em Curitiba. Isso porque a trajetória da lua e sol não coincidem com a posição do hemisfério Sul do Planeta Terra.

No Brasil, os estados do Norte, Nordeste e algumas partes do Centro-Oeste e do Sudeste conseguirão observar o fenômeno - ainda que de forma parcial. O evento não será visível no Paraná.

O eclipse solar total ocorre quando a Lua se coloca em frente ao Sol, ocultando sua luz. Em um mapa criado pela Nasa, é possível conferir toda a rota do eclipse, que deixará grande parte dos Estados Unidos na escuridão.

 

EUA

Quem deseja apreciar o evento em seu melhor momento deverá ir até os Estados Unidos, onde, segundo o físico-astrônomo Dietmar William Foryta, professor da UFPR, tem-se a melhor visão do eclipse. O fenômeno, inclusive, está sendo chamado de “O Grande Eclipse Americano”, pois a faixa onde será possível observar a totalidade do eclipse cruza os Estados Unidos de costa a costa.

Nos meios astronômicos têm acontecido uma mobilização turística para o país, com o intuito de se observar o eclipse. “Isso está acontecendo inclusive pela possibilidade de que, em caso de mau tempo em determinada cidade, é possível o deslocamento ágil para outro ponto do extenso território norte-americano onde se possa observar perfeitamente o fenômeno”, esclarece o professor Miguel Fernando Moreno, presidente do Grupo de Estudo e Divulgação da Astronomia de Londrina (Gedal).