Fale com a gente

Paraná

Frigorífico inaugurado em Palotina deve abater 75 mil tilápias por dia até o fim de 2018

Publicado

em

O frigorífico inaugurado nesta sexta-feira (20) em Palotina, no oeste do Paraná, deve abater 75 mil tilápias por dia até o fim de 2018. Segundo a cooperativa C.Vale, o abatedouro com mais de 10 mil metros quadrados é o maior do país. A expectativa é que sejam gerados 450 empregos diretos.

 

A cerimônia que comemorou também os 20 anos do complexo agroindustrial contou com a participação do presidente Michel Temer (PMDB), do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e do governador Beto Richa (PSDB).

 

O projeto prevê a ampliação do abate para até 600 mil tilápias por dia. A marca deve ser garantida, explicou o presidente da cooperativa, Alfredo Lang, com o investimento em um sistema intensivo de produção. A iniciativa tem a parceria da Universidade de Pisa, na Itália.

 

“A tecnologia desenvolvida permite o alojamento de até 60 tilápias por metro quadrado de água, doze vezes a mais que no sistema tradicional”, comentou ao lembrar que o método será adotado na segunda fase do empreendimento por conta do alto consumo de energia elétrica que exige.

 

O governador Beto Richa destacou a importância de empreendimentos como o do frigorífico para o incentivo da produção agropecuária no estado, em especial por meio das cooperativas.

Já para o presidente Temer, o investimento feito pela cooperativa é um sinal da efetiva recuperação econômica do país. “Agora o Brasil voltou”, afirmou.

 

Por conta da previsão de chuva, o presidente não chegou a visitar o frigorífico e seguiu viagem de volta para Brasília (DF) logo após a inauguração.

 

Com informações G1 PR

Copyright © 2017 O Presente