Fale com a gente

Esportes

Inter pode ter maratona com um jogo a cada quatro dias até fim do Gauchão

Publicado

em

Envolto em expectativa, Odair Hellmann aproveita os treinamentos para fazer os últimos ajustes no time titular do Inter, às vésperas da estreia no Gauchão e na temporada, já na quinta-feira, às 21h, contra o Veranópolis, no Beira-Rio.

Mas o calendário atribulado em um 2018 de Copa do Mundo faz o treinador abrir os olhos a todos os seus 32 jogadores e praticamente o obriga a rodar o elenco nos quase três meses de Campeonato Gaúcho que se avizinham.

A arrancada no ano reserva, de fato, um caminho repleto de compromissos e com tempo escasso para descanso e recuperação dos atletas. Do debut a uma eventual final do Gauchão, o Colorado pode percorrer uma maratona de 22 jogos em 80 dias até a grande decisão estadual, com uma média de uma partida a cada 3,6 dias (confira na tabela abaixo). Isso, caso avance à quarta fase da Copa do Brasil, em paralelo à disputa no certame gaúcho.

A carga elevada de jogos torna inevitável que o treinador preserve seus principais jogadores e adote uma espécie de revezamento com atletas mais desgastados para evitar lesões. A estratégia para preservações ainda é debatida pela comissão técnica e não foi definida. Tampouco causa preocupação.

Ao longo dos treinamentos, Odair dá bastante atenção à movimentação da equipe reserva, que chegou a anotar seis dos oito gols da goleada sobre o Lajeadense em jogo-treino no último sábado. O técnico não só tem delimitada uma formação alternativa, no 4-1-4-1, como testa os suplentes para executar as mesmas funções dos titulares. O clube, aliás, vasculhou o mercado neste início de ano justamente para garantir peças de reposição a todos os setores.

 

“Ele (Odair) não falou em relação a isso com a gente. Mas acredito que esteja (pensando em preservar), porque é muito pouco tempo de preparação. Se algo acontecer, ele vai preservar para não perder jogador, não ficar muito tempo parado. Quem entrar vai dar conta do recado”, afirma Camilo.

Entre viagens e partidas no Beira-Rio, o calendário permite ao treinador ter apenas uma semana livre para trabalhos a partir da próxima quinta-feira. O Colorado "folgará" entre os dias quatro e 15 de fevereiro, graças ao Gre-Nal do primeiro turno. Válido pela 6ª rodada, o clássico foi marcado apenas para o dia 11de março, em casa.

Os compromissos em excesso não são o único motivo de preocupação de Odair. O técnico ainda bate na tecla do curto tempo de preparação em pré-temporada. Ao todo, o Colorado trabalhará durante 16 dias desde a apresentação do elenco até a véspera da estreia, nesta quarta-feira. Em seu planejamento, o comandante vê o grupo ainda em preparação, mesmo com o calendário em andamento.

 

“Vai dar 13, 14 dias de treinamento. É pouco. Eu vou trabalhar em 14 dias (com trabalhos com bola). (O Inter) Vai entrar em campo e tentar dar seu melhor. É pouco em termos de pré-temporada. A pré-temporada vai continuar durante um ciclo. Espero que a gente consiga fazer jogo organizado, consistente, que possamos conseguir a vitória. Espero que a gente possa fazer grande estréia”, ressalta o treinador.

O Inter faz um último treino antes da estreia em 2018 na tarde desta quarta-feira. A primeira partida na temporada será na quinta-feira, às 21h, no Beira-Rio, contra o Veranópolis, pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho.

 

CALENDÁRIO DE JOGOS DO INTER

Data

Competição

Jogos

18/01

1ª rodada do Gauchão

Inter x Veranópolis

21/01

2ª rodada do Gauchão

Novo Hamburgo x Inter

24/01

3ª rodada do Gauchão

Caxias x Inter

27/01

4ª rodada do Gauchão

Inter x Avenida

31/01

1ª fase da Copa do Brasil

Boavista x Inter

04/02

5ª rodada do Gauchão

Brasil-Pel x Inter

15/02

7ª rodada do Gauchão

Inter x Juventude

18/02

8ª rodada do Gauchão

São Paulo-RS x Inter

21/02

2ª fase da Copa do Brasil

A confirmar

24/02

9ª rodada do Gauchão

Inter x São Luiz

28/02

Ida da 3ª fase da Copa do Brasil

A confirmar

03/03

10ª rodada do Gauchão

Inter x São José

07/03

11ª rodada do Gauchão

Cruzeiro-RS x Inter

11/03

6ª rodada do Gauchão

Inter x Grêmio

14/03

Volta da 3ª fase da Copa do Brasil

A confirmar

18/03

Ida das quartas de final do Gauchão

A confirmar

21/03

Volta das quartas de final do Gauchão

A confirmar

25/03

Ida da semifinal do Gauchão

A confirmar

28/03

Volta da semifinal do Gauchão

A confirmar

01/04

Ida da final do Gauchão

A confirmar

04/04

Ida da 4ª fase da Copa do Brasil

A confirmar

08/04

Volta da final do Gauchão*

A confirmar

 


 

Copyright © 2017 O Presente