Fale com a gente

Paraná

Menina de 3 anos morre após ser picada por escorpião em Assis Chateaubriand

Publicado

em

Uma menina de três anos morreu, nesta terça-feira (16), depois de ser picada por um escorpião em Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná.

Segundo a Regional de Saúde de Toledo, a vítima foi levada para o hospital municipal de Assis pelo pai, na noite de segunda-feira (16), mas, como a situação piorou, acabou transferida para o Hospital Universitário de Cascavel, no mesmo dia.

Apesar do atendimento, a criança não resistiu e morreu durante a tarde desta terça-feira.

O pai conseguiu capturar o escorpião, do tipo amarelo, e entregou para a Vigilância Epidemiológica do município.

 

Escorpião Amarelo

O escorpião amarelo é um animal pequeno podendo chegar até 22cm adulto e é um artrópode muito venenoso e perigoso. O animal é considerado, através de pesquisas, como um dos primeiros peçonhentos do filo a aparecer na face da terra (há 400 milhões de anos atrás). Pertence à mesma família das aranhas, porém possuí seu torax dividido em dois e possui também seus ferrões para capturar suas presas.

O escorpião amarelo é muito venenoso, sendo mortal para animais de pequeno porte como insetos e dependendo da quantidade de veneno injetada, pode também ser mortal aos seres humanos. Do contrário, teria o efeito parecido como o da picada de uma abelha, doloroso e irritante.

Comparação para exemplificar tamanho do escorpião amarelo. Foto: Divulgação 

 

Como Acontecem os Acidentes

É muito comum que os acidentes com escorpiões aconteçam com crianças, que sem saber, brincam perto de refúgios desses animais. Algumas crianças não sabem do risco que esse animal representa e acabam interagindo com ele. Podem acontecer acidentes também com operários que estão mexendo materiais de depósitos de obras e que não usam a roupa adequada para tal tarefa como luvas e botas.

Pode acontecer ainda, de os escorpiões entrarem nas casas vindos da rede de esgoto e se escondam em calçados e roupas que encontram pelo chão. Nessas situações os acidentes acontecem no momento em que a pessoa veste a roupa ou coloca o calçado. O escorpião pica no intuito de se defender.

Copyright © 2017 O Presente