Fale com a gente

Variedades

Museu Dom Severino Kögl é reaberto em Nova Santa Rosa

Publicado

em

Depois de passar por reformas de pintura interna, instalação de forro, troca de iluminação interna e confecção de prateleiras para acomodação de peças, o Museu Dom Severino Kögl foi reaberto em Nova Santa Rosa.

A reforma foi feita por meio de recursos do Departamento Municipal de Cultura. O museu foi criado em 1988 e tem como finalidade resgatar e preservar os usos e costumes dos primeiros moradores de Nova Santa Rosa, sendo composto por objetos, fotos e documentos sobre os pioneiros e ainda peças que retratam aspectos naturais da região.

 

 

 

 

O espaço também abriga Biblioteca Pública Municipal Arnaldo Busato. O ato de reabertura, ocorrido recentemente, contou com uma breve explicação da cultura alemã feita pelo professor Marcio Cristiano da Silva, que dá aulas de dança folclórica alemã e gauchesca no município. Além de conhecer mais sobre a cultura alemã, os presentes puderam visitar o museu e conferir um pouco do trabalho realizado pelo grupo de teatro, coordenado pelo professor Rafael Ortolan.

 

 

Exposição

O museu conta atualmente com duas exposições, um roteiro expositivo “Palavras do Paraná”, que apresenta banners de diversos escritores paranaenses, entre eles Wilson Bueno, Jamil Snege, Helena Kolody, Paulo Leminski, Valêncio Xavier e Manoel Carlos Karam. As exposições vieram por meio do Departamento de Divisão Cultural da Secretaria de Estado da Educação. De acordo com o diretor do Departamento de Cultura, Fabiano Cassimiro, ao longo deste ano o museu contará com diversas novidades em exposições.

 

 

Concurso de Fotografia

Na oportunidade foi realizada a premiação do 4º Concurso de Fotografia “A diversidade da natureza em foco no município de Nova Santa Rosa”. Os ganhadores foram premiados pela secretária de Educação e Cultura, Nilza Gerling.

O 1º lugar ficou com Mariane Mengarda, que ganhou um smartphone; o 2º lugar foi para Elisa Ahner, que ganhou um kit chimarrão; o 3º lugar coube a Rafael Matheus Ahner, premiado com kit de perfume; o 4º e o 5º lugares ficaram com Miriam Beatriz Wutzke Klein, que foi premiada com duas cadeiras de praia e um kit churrasco; e o 6º lugar ficou com João Vitor Hafemann, que faturou um kit tererê.

Todas as fotos estão expostas na Biblioteca Pública Municipal Arnaldo Busato.

Copyright © 2017 O Presente