Fale com a gente

Marechal

Rondonense é selecionado para o Parlamento Jovem Brasileiro 2017

Publicado

em

O estudante Gustavo Model da Silva, de 17 anos, do Colégio Estadual Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon, será um dos cinco representantes do Paraná no programa Parlamento Jovem Brasileiro 2017, promovido pela Câmara dos Deputados. Ele faz parte do grupo de 75 estudantes que participarão de uma jornada parlamentar em Brasília, onde atuarão como deputados federais.

O rondonense elaborou um projeto de lei pautado na sustentabilidade. O projeto foi trabalhado em sala de aula, com a coordenação da professora Vera Pagnussatti, e integra ação desenvolvida com as turmas dos terceiros anos. Ao todo, foram elaborados 80 projetos de lei sobre as mais diversas temáticas, seja economia, saúde, inclusão social, entre outros. No Paraná, foram selecionados, ao todo, 20 projetos de lei e apenas cinco irão participar do Parlamento em Brasília, entre os dias 25 e 29 de novembro.

O projeto de lei elaborado pelo jovem rondonense tem como tema a “escola sustentável”. Nele, o estudante buscou pontuar, principalmente, a importância de as escolas terem coleta de água e também de energia solar. Conforme ele, é uma forma de influenciar a população e também um meio de trazer algum desenvolvimento no setor tecnológico para dentro das escolas.

 

O que é o Parlamento Jovem Brasileiro?

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

A riqueza de aprendizados é grande e os 75 alunos que serão empossados como deputados jovens terão a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. O PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.

Copyright © 2017 O Presente