Fale com a gente

Paraná

Surpresa: primavera é a estação com maior incidência de temporais

Publicado

em

A primavera é exaltada como a estação das cores e dos amores. É nessa época que as flores desabrocham, os dias ficam mais longos e mais quentes. No entanto, outro lado dessa estação é pouco conhecido (ou comentado). É que é justamente esse o período com mais desastres relacionados às chuvas no Paraná. Segundo levantamento feito com base no Sistema de Ocorrências da Defesa Civil (SISDC), nos últimos cinco anos foi justamente a primavera que registrou mais ocorrências no Estado. Foram 593 situações que vão desde chuvas intensas e vendavais até deslizamentos e inundações, que afetaram mais de 1 milhão de pessoas e deixaram outras oito mortas.

A tarde de ontem em Curitiba, inclusive, foi uma demonstração desse poder destrutivo. Com ventos cuja velocidade chegou a 72 km/h em Curitiba e muita chuva, galhos, árvores e placas de trânsito acabaram caindo, bloqueando trechos de ruas em diversos pontos da cidade. No Oeste do Estado os ventos atingiram a velocidade de 102 km/h.

Foram diversos os casos de destelhamento na Capital, sendo que no Prado Velho uma pessoa ficou ferida após uma árvore cair sobre o telhado da Escola de Educação Especial (Amcip). Além disso, aproximadamente 22 mil residências ficaram sem energia elétrica na cidade.

Outubro vira o mês do aguaceiro

A previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é de que outubro seja o mês do aguaceiro. Se por um lado a expectativa para a estação é de que o volume de água na Capital siga a média histórica da estação, na casa dos 350 milímetros, por outro lado a maior parte dessa precipitação deve se concentrar em outubro, mês cuja média histórica é de 130 mm.
A situação, inclusive, não é exclusividade da Capital, já que a estimativa para todo o Paraná é de que chova entre 50 e 70 mm acima da média em outubro. Para novembro a distribuição espacial das chuvas se concentra na média enquanto que para dezembro o sinal já é de chuvas abaixo da média para todas as regiões paranaenses, segundo a previsão para a estação do Simepar.

Irregularidade climática justifica

A grande quantidade de eventos severos no Paraná durante a primavera ocorre porque a estação tem como uma de suas características a irregularidade climática, por tratar-se de uma estação de transição entre o inverno (seco) e o verão (chuvoso), permitindo o início na mudança do regime de chuvas e temperaturas.
Com o forte aquecimento diurno e a alta umidade atmosférica, induz-se a formação de chuvas convectivas, que podem ocasionalmente ser de forte intensidade, como ontem. Ontem, por exemplo, Curitiba marcava 29ºC no começo da tarde, e o clima era de abafamento.
Hoje, o céu fica nublado desde cedo com chuvas localizadas. As temperaturas ficam amenas durante o final de semana na Capital.

Com informações BemParaná

Copyright © 2017 O Presente