Fale com a gente

Geral

Toques que transformam o corpo e a mente

Publicado

em

Expansão da consciência. Em um primeiro momento, essas palavras não parecem fazer muito sentido quando se pensa em um processo de melhora de doenças como depressão e fibromialgia, melhora na disposição e concentração, alívio de traumas e estresse.

Porém, é justamente a “expansão da consciência” a chave para a mudança de vida, em aspectos relacionados especialmente à saúde e ao comportamento humano, através da liberação de energias acumuladas no campo energético.

Desenvolvida em 1990 pelo americano Gary Douglas e presente no Brasil há poucos anos, a técnica das Barras de Access consiste no acesso a 32 pontos mapeados ao redor da cabeça, por onde correm as energias. Cada ponto corresponde a um aspecto do comportamento humano e de como a pessoa se relaciona com eles, como dinheiro, controle, poder, criatividade, corpo, sexualidade, tristeza, alegria, bondade, paz e calma, entre outros.

Estes pontos armazenam o componente eletromagnético de todos os pensamentos, ideias, atitudes, decisões e crenças que as pessoas têm sobre qualquer coisa. E é isso o que bloqueia o fluxo livre da energia vital, que possibilita a autorrealização pessoal. “Quando acessamos esses pontos o nosso cérebro e o nosso corpo começam a liberar tudo que temos que nos trava, nos bloqueia com relação a traumas, medos de infância, crenças limitadoras, julgamentos”, explica a facilitadora de Barras de Access, Helena Endler.

De acordo com o fundador da técnica, o leve toque nestes pontos libera o fluxo destas energias e permite o acesso à consciência, num princípio de harmonização energético. “Essa técnica fala muito sobre infinitas possibilidades, situações que você não se colocaria disponível. O desenvolvedor do Barras de Access começou a perceber que correndo as barras, alguns pontos de vista que temos acabamos deixando de lado e o próprio corpo entra em equilíbrio”, complementa a facilitadora Viviane Zarnott Meyer.

Após a aplicação da técnica, permite-se a livre circulação do fluxo de energia natural, sem julgamentos, seja sobre si mesmo ou em relação aos outros. “É um auxílio muito bom, como terapia coadjuvante, no caso de doenças como fibromialgia, enxaqueca, obesidade e há até mesmo relatos de melhoras significativas em crianças com autismo, Síndrome de Down e hiperatividade”, menciona.

Ao correr as barras, é como se os mecanismos de controle que ficam implantados em nossos pensamentos fossem baixados e essas crenças limitantes fossem apagadas da nossa memória quando os pontos são tocados. “Esse processo facilita a expansão da consciência e abre a percepção para uma nova forma de ver as coisas. É nisso que a terapia se baseia para criar mudanças de vida: com os novos pontos de vista, se aumenta o campo das escolhas e aqui se estabelece a relação com o mundo de infinitas possibilidades”, menciona Viviane.

 

Resultados

Helena pontua que hoje a raiz de muitas doenças é a somatização dos sentimentos, as chamadas doenças psicossomáticas – aquelas causadas ou agravadas por distúrbios emocionais ou sentimentos como raiva, ansiedade, angústia ou medo. “O Barras de Access trabalha para desbloquear isso e auxilia na melhora, lembrando sempre que o processo de cura vem de dentro, a pessoa vai se curar eliminando esses traumas, esses medos”, diz.

Ela ressalta que, para o tratamento de doenças, a técnica não substitui a medicina convencional, mas, sim, atua de forma conjunta, auxiliando no processo de melhora. “Pessoas que chegaram ao consultório com fibromialgia hoje relatam melhora significativa. Isso nos surpreendeu muito, porque elas mesmas disseram que nunca tiveram resultados tão bons quanto com o Barras de Access. Outros pacientes com dores crônicas, que em anos de tratamento não conseguiram resultados, e com a técnica também tiveram significativa melhora”, comenta a facilitadora.

Segundo Viviane, o resultado para cada pessoa é subjetivo, pois o próprio corpo vai tratar o problema que precisa ser resolvido primeiro. A melhora significativa na fibromialgia, síndrome em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, músculos e tendões, foi sentida “na pele” pela rondonense Marlise Gabriel, que afirma ter buscado o tratamento completamente desacreditada e ter saído da sessão impressionada. “Eu estava precisando de ajuda, no fundo era tudo ou nada, mas não estava acreditando, me questionei muito se aquilo iria resolver”, conta. “Quando senti os resultados, pensei comigo mesma como aquilo foi impressionante. Ela apenas tocou meu corpo e disse algumas palavras e isso me ajudou tanto! Tem coisas que você não acredita porque você já entrou em tantos consultórios e buscou tantas coisas que não deram resultado e você deixa de acreditar. Porém, essa técnica ajudou mesmo eu desacreditando. Foi maravilhoso. Essa terapia transformou a minha vida”, pontua.

 

Na prática

As sessões de Barras de Access duram entre uma hora e uma hora e meia e a quantidade de sessões é definida de acordo com o resultado que a pessoa busca. Entretanto, as profissionais indicam, no mínimo, três sessões para que o paciente perceba efetivamente o agir do Barras de Access no seu corpo. “A sessão pode ser feita diariamente, de acordo com o desejo da pessoa. Para tratar um vício, como parar de fumar ou beber, por exemplo, pode ser feito diariamente, assim como para ansiedade, depressão, a ansiedade pré-vestibular, alguma situação desafiadora no trabalho”, pontua Helena.

Djéssika Wissmann Kölher revela que hoje não abre mão das sessões de Barras de Access, porém, conta que quando foi apresentada a técnica não acreditou muito nos benefícios que os simples toques na cabeça poderiam proporcionar. Ela partiu para a terapia em busca de uma melhora no estado geral, de fadiga e desânimo, e conta que, após a primeira sessão, achou que só o fato de poder sentir seu corpo trabalhando e lhe “dando a vida” já estava ótimo. “Mas aí foi a surpresa. No retorno para a segunda sessão, quando questionada sobre mudanças no modo de pensar e agir, que comecei a perceber pequenas coisas que, se não fosse aquela conversa, passaria batido no meu dia a dia”, rememora.

Ela detalha que a primeira percepção foi o humor e energia física. Depois, começou a ficar mais atenta e percebeu que se afastando daquilo que não lhe agradava sua energia e positividade começariam a aumentar gradativamente. “Percebi que isso só dependeria de mim e que sempre esteve ali, bastava parar, relaxar e deixar meu próprio corpo falar comigo. Assim vieram novas mudanças, na saúde, no meu bem-estar e começar a fazer sentido a frase ‘limpar o HD’ e manter apenas aquilo que é preciso e que me faz bem”, relata.Viviane explica que, quando as Barras de Access são ativadas, o cérebro entra em relaxamento profundo.

Conforme as profissionais, os benefícios após uma sessão vão desde a melhora da clareza, disposição, concentração mental e capacidade de resolver problemas, redução da ansiedade, pensamentos agitados e problemas de sono, aumento da alegria, satisfação e da motivação, relaxamento profundo, eliminação de padrões de comportamentos negativos, redução de conflitos internos, até o fortalecimento do sistema imunológico e recuperação de cirurgias com menos dores, bem como traz benefícios para pessoas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, transtorno obsessivo compulsivo, Síndrome de Asperger, entre outros.

 

Copyright © 2017 O Presente