No dia 24 de outubro de 1997, O Presente deu um novo passo em sua trajetória e entrou para uma nova era no jornalismo regional: a estreia das capas coloridas no jornal impresso. Até então, toda a identidade visual do periódico seguia o padrão tradicional em preto e branco, comum nos jornais do interior durante aquela época.
A chegada da cor às páginas principais não representou apenas uma mudança estética, mas um avanço tecnológico e editorial. A impressão em cores trouxe mais vida às fotografias, maior destaque às manchetes e mais dinamismo à leitura, aproximando O Presente dos grandes centros de comunicação e tornando o jornal ainda mais atraente para o público e para os anunciantes.
Essa inovação marcou o início de uma nova fase. A partir dali, o jornal passou a investir cada vez mais em qualidade visual. Hoje, revisitar o exemplar de outubro de 1997 é reencontrar um capítulo importante de O Presente, que pavimentou o caminho para a identidade visual vibrante que o jornal carrega até os dias atuais.
Confira abaixo a primeira capa colorida e algumas outras registradas nos jornais impressos de O Presente.




Sobre a coluna Passado no Presente
Como parte das comemorações rumo aos 35 anos de fundação, O Presente lançou, em outubro, a coluna Passado no Presente, um tributo à sua trajetória e à memória coletiva de Marechal Cândido Rondon e região.
Até o dia 4 de outubro de 2026, a coluna vai resgatar conteúdos marcantes publicados nas edições impressas ao longo de mais de três décadas de circulação. A cada semana, serão relembradas reportagens históricas, fatos relevantes e personagens que ajudaram a construir a identidade do jornal e da comunidade que ele retrata.
Mais do que uma retrospectiva, Passado no Presente é um convite à reflexão sobre os caminhos percorridos, os acontecimentos que moldaram o cotidiano regional e os nomes que deixaram sua marca nas páginas de O Presente.
Quer conferir mais destaques da coluna? Acesse aqui.
O Presente
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp
