Desde 1991, Elio Migliorança tem seus artigos publicados em O Presente. Foram mais de três décadas nas páginas do jornal impresso e depois no site, tornando-se uma das grandes vozes da região a partir de suas reflexões.
Ao longo dos anos, ele comentou sobre política, sociedade e cultura com um jeito simples e direto. Seus textos misturam opinião, reflexão e um toque pessoal que conquistou os leitores.
Desde os tempos de crítica política mais intensa, como em sua emblemática coluna “A falência das elites e o crescimento do PT”, até textos mais recentes como “O poeta acertou em cheio”, Elio Migliorança mostra sua versatilidade ao transitar entre o comentário crítico e a valorização da memória e da educação.
Elio Migliorança não faz história somente no O Presente, ele fez história no Oeste do Paraná, especialmente em Nova Santa Rosa, município do qual foi prefeito e onde construiu uma expressiva carreira como professor.
Confira abaixo coluna em 1991, no jornal impresso, e em 2025, no site de O Presente.




Por Elio Migliorança. Ele é empresário rural, professor aposentado e ex-prefeito de Nova Santa Rosa
miglioranza@opcaonet.com.br
@eliomiglioranza
Acesse aqui os artigos de Elio Migliorança em O Presente
Sobre a coluna Passado no Presente
Como parte das comemorações rumo aos 35 anos de fundação, o O Presente lança a coluna Passado no Presente, um tributo à sua trajetória e à memória coletiva de Marechal Cândido Rondon e região.
Até o dia 4 de outubro de 2026, a coluna vai resgatar conteúdos marcantes publicados nas edições impressas ao longo de mais de três décadas de circulação. A cada semana, serão relembradas reportagens históricas, fatos relevantes e personagens que ajudaram a construir a identidade do jornal e da comunidade que ele retrata.
Mais do que uma retrospectiva, Passado no Presente é um convite à reflexão sobre os caminhos percorridos, os acontecimentos que moldaram o cotidiano regional e os nomes que deixaram sua marca nas páginas de O Presente.
O Presente
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp