O Presente
O passado no Presente

Inauguração da Ponte Ayrton Senna marcou época e reuniu milhares de pessoas em Guaíra

calendar_month 23 de novembro de 2025
3 min de leitura

A inauguração da Ponte Ayrton Senna, em 24 de janeiro de 1998, entrou para a história de Guaíra e de toda a região Oeste do Paraná. Considerada à época a maior ponte fluvial do Brasil, com 3.598 metros de extensão, a obra reuniu cerca de 20 mil pessoas, que acompanharam de perto o evento e a presença de autoridades estaduais e federais.

O governador do Paraná à época, Jaime Lerner, o governador do Mato Grosso do Sul, Wilson Martins, e o prefeito de Guaíra, Manoel Kuba, participaram da solenidade oficial, que também contou com a passagem simbólica de um automóvel conversível Mercury 48 — veículo histórico usado na campanha de Getúlio Vargas em 1950.

A construção da ponte havia sido iniciada em 1985 pelo governo federal, mas os trabalhos ficaram estagnados por longos períodos. Somente em 1994 o governo do Paraná assumiu novamente o compromisso, retomando a execução e garantindo a conclusão da obra, considerada estratégica para a integração entre as regiões brasileiras e o Mercosul.

Além de representar um marco de engenharia, a Ponte Ayrton Senna prometia — e cumpria — facilitar o escoamento da produção agrícola e industrial do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraguai rumo ao Porto de Paranaguá, impulsionando a economia do Paraná. Na época, estimava-se que mais de 2 mil veículos passariam pela ponte diariamente.

Durante a cerimônia, pescadores e moradores da região também acompanharam a movimentação, alguns protestando sobre mudanças no canal de navegação. Jornalistas de diversos cantos do Brasil e do Paraguai registraram todos os momentos.

Para Guaíra, a obra simbolizou desenvolvimento, integração e novas oportunidades. A cidade viveu um dia histórico, eternizado nas fotos e reportagens que marcaram a edição de 30 de janeiro de 1998 do jornal O Presente.

Confira abaixo os registros e matéria do marco histórico nas páginas do jornal O Presente impresso.

Sobre a coluna Passado no Presente

Como parte das comemorações rumo aos 35 anos de fundação, O Presente lançou, em outubro, a coluna Passado no Presente, um tributo à sua trajetória e à memória coletiva de Marechal Cândido Rondon e região.

Até o dia 4 de outubro de 2026, a coluna vai resgatar conteúdos marcantes publicados nas edições impressas ao longo de mais de três décadas de circulação. A cada semana, serão relembradas reportagens históricas, fatos relevantes e personagens que ajudaram a construir a identidade do jornal e da comunidade que ele retrata.

Mais do que uma retrospectiva, Passado no Presente é um convite à reflexão sobre os caminhos percorridos, os acontecimentos que moldaram o cotidiano regional e os nomes que deixaram sua marca nas páginas de O Presente.

Quer conferir mais destaques da coluna? Acesse aqui.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.