O Presente
O passado no Presente

Primeiro ataque de cobra coral no Paraná foi registrado em Marechal Rondon

calendar_month 4 de janeiro de 2026
2 min de leitura

Nesta edição, mergulhamos nos arquivos de 25 de fevereiro de 2003. Naquele verão, há mais de duas décadas, a manchete principal de O Presente trazia um susto que mobilizou o distrito de Novo Três Passos: o primeiro registro oficial de um ataque de cobra coral no Paraná, ocorrido justamente em solo rondonense.

O Susto do Pequeno Iago

A história gira em torno do menino Iago Hoppen, que na época foi picado por uma coral a poucos metros de sua residência. O caso gerou apreensão não apenas pela gravidade potencial do veneno, mas pela raridade do evento. Conforme relatado pelo médico Dr. Dietrich Ruprecht Seyboth (o saudoso “Hippi”), picadas de coral são extremamente raras devido à anatomia da boca do animal, que dificulta o bote em humanos.

Felizmente, para o alívio da família e da comunidade, o animal não chegou a expelir veneno, e o menino Iago passou bem após o atendimento médico.

“Matou 10”

Outro ponto que chama a atenção na reportagem é o depoimento do pai de Iago, o agricultor Pedro Hoppen. Ele relatou que, somente no ano anterior (2002), havia encontrado e matado 10 cobras corais em sua propriedade. Naquela época, a percepção sobre o manejo de animais silvestres e a abundância da espécie na região eram temas que começavam a ganhar os holofotes científicos, com o animal sendo enviado para análise no Instituto de Biologia, em Curitiba.

Confira a matéria produzida e publicada no jornal impresso de O Presente em 25 de fevereiro de 2003:

Sobre a coluna Passado no Presente

Como parte das comemorações rumo aos 35 anos de fundação, O Presente lançou, em outubro, a coluna Passado no Presente, um tributo à sua trajetória e à memória coletiva de Marechal Cândido Rondon e região.

Até o dia 4 de outubro de 2026, a coluna vai resgatar conteúdos marcantes publicados nas edições impressas ao longo de mais de três décadas de circulação. A cada semana, serão relembradas reportagens históricas, fatos relevantes e personagens que ajudaram a construir a identidade do jornal e da comunidade que ele retrata.

Mais do que uma retrospectiva, Passado no Presente é um convite à reflexão sobre os caminhos percorridos, os acontecimentos que moldaram o cotidiano regional e os nomes que deixaram sua marca nas páginas de O Presente.

Quer conferir mais destaques da coluna? Acesse aqui.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.