Nas eleições municipais de 2024, 21 cidades do Paraná tiveram menos de 100 votos de diferença entre o primeiro e o segundo colocado.
Em algumas delas, a disputa foi definida por menos de cinco votos de diferença.
Em Barra do Jacaré, no norte pioneiro, dois votos definiram a votação para prefeito: Fabiano Zanatta (PDT) recebeu 1.229 votos, enquanto Edão (PP) recebeu 1.227 votos.
A situação foi semelhante em Quatro Pontes. César Canela (Podemos) foi eleito com 1.746 votos, enquanto Max da Saúde (PL) terminou com 1.743, três à menos que o concorrente.
Já em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, cinco fotos definiram o candidato eleito: Bozinha (PP) com 6.168 votos, contra Osmar Leonardi (PSD), com 6.163 votos.
Veja a lista de cidades que tiveram menos de 100 votos de diferença entre o primeiro e o segundo colocado (clique no nome do município para ter acesso a detalhes da disputa):
Barra Do Jacaré – 2 votos;
Quatro Pontes – 3 votos;
Campo Magro – 5 votos;
Santo Antônio Do Caiuá – 12 votos;
Maripá – 13 votos;
Nova América Da Colina – 32 votos;
São Pedro Do Paraná – 47 votos;
Ibema – 49 votos;
São Jorge Do Ivaí – 59 votos;
Guarapuava – 61 votos;
Cafeara – 61 votos;
Serranópolis Do Iguaçu – 62 votos;
Agudos Do Sul – 64 votos;
São Manoel Do Paraná – 65 votos;
Cruzmaltina – 66 votos;
Itambé – 75 votos;
Nova Santa Bárbara – 80 votos;
Pranchita – 85 votos;
Cambira – 98 votos;
Xambrê – 92 votos;
Vera Cruz Do Oeste – 82 votos.
Importância da votação
Em 2024, a Prefeitura de Guarapuava, na região central do Paraná, teve a disputa mais acirrada dos últimos 77 anos, no mínimo: foram apenas 61 votos de diferença entre o candidato eleito, Denilson Baitala (PL), e o que ficou em segundo lugar, Dr. Antenor (PT).
Na cidade, cerca de 104 mil pessoas foram às urnas no domingo (6). No entanto, mais de 134 mil estavam aptas a votar, o que indica uma abstenção de 22%.
A quantidade de eleitores que se abstiveram, poderia ter mudado o cenário da eleição, como destaca Juliano Cimirro, servidor público federal.
“É a única chance que a gente tem de dar a nossa opinião e ter possibilidade de mudar as coisas. Eu nunca deixo de votar, eu sempre vou. Ontem a gente teve um prefeito que se elegeu com 61 votos de vantagem. Então cada pessoa que faltou pode ter feito a diferença na eleição. Isso mostra o quanto é importante as pessoas votarem”, defende.
Com G1