Paraná VISITAÇÃO

7 mil pessoas já visitaram o Porto de Paranaguá nesse ano

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Mais de 7 mil pessoas já visitaram o Porto de Paranaguá em 2019. Em março deste ano, a empresa pública Portos do Paraná intensificou as visitas de grupos técnicos. Em junho, passou a receber os interessados também aos sábados. São estudantes, empresários e agricultores que querem aprender sobre logística e comércio internacional.

Segundo o diretor empresarial André Pioli, a intenção é aproximar a atividade portuária da comunidade. “Estas visitas são importantes, ampliam o conhecimento sobre nossos portos e, ao mesmo tempo, fomentam o turismo. Estas pessoas almoçam nos restaurantes da cidade, visitam os pontos turísticos e compram produtos locais”, explica.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

Pioli lembra que está em estudo a construção de um receptivo aos turistas, na sede da Portos do Paraná, com uma passarela que dará acesso ao cais. Além disso, existe a intenção de preparar o Porto Barão de Teffé, em Antonina, para receber navios de turismo de pequeno porte e atração de grandes transatlânticos, que devem fundear próximos à Ilha do Mel em dezembro, fevereiro e março.

PERFIL DE VISITANTES 

As visitas técnicas são exclusivas para grupos com mais de 40 pessoas. “São grupos formados por escolas, faculdades, universidades, empresários da área agrícola, sindicatos, cooperativas, turistas internacionais”, salienta o chefe da Divisão Administrativa e de Desenvolvimento Empresarial, José Carlos Bom de Oliveira.

De acordo com ele, o retorno é muito positivo. O reconhecimento vem de visitantes como a coordenadora da Unifil, Maria Cristina de Paula, que acompanhou os alunos da especialização em pós-colheita de grãos na segurança alimentar. “Orgulho de saber que o Paraná conta com um porto organizado, bem estruturado e que está fazendo uma efetiva gestão ambiental”, escreveu ela.

Entre dezenas de entidades e instituições que visitaram o Porto de Paranaguá estiveram 58 integrantes da Escola Superior de Guerra; 25 membros do Consulado de Bangladesh, 40 profissionais da Abin – Agência Brasileira de Inteligência e 57 estudantes da Universidade de Assunção, no Paraguay.

COMO VISITAR

A visitação ao Porto de Paranaguá é fechada para grupos de no mínimo 40 pessoas e precisa ser agendada com antecedência pelo e-mail visitas@appa.pr.gov.br. A partir deste contato, a Diretoria Empresarial da Portos do Paraná enviará e-mail para a instituição requerente com instruções sobre a visita e a disponibilidade de datas e horários.

A visita dura cerca de uma hora e meia. Nos primeiros 40 minutos é apresentado um vídeo sobre o Porto de Paranaguá e uma palestra sobre a atividade portuária. Depois o grupo segue para visita ao cais, em ônibus, onde acompanha as operações de carga de descarga.

Com Agência Estadual de Notícias

TOPO