Fale com a gente

Paraná Procedimentos legais

Africanos clandestinos são resgatados de navio em Paranaguá após tripulantes ouvirem barulho no casco da embarcação

Publicado

em

Foto: Divulgação/PF

Três africanos clandestinos foram encontrados e resgatados de um navio no Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, na manhã desta quinta-feira (19).

Ao G1, o delegado da Polícia Federal (PF), Gilson Micoski Luz, explicou que o trio embarcou em Conakri, na capital da Guiné, no dia 4 de setembro. Dois deles têm 29 anos e o terceiro tem 30.

Conforme Micoski, os africanos já tinham sido identificados no navio há duas semanas depois que os tripulantes ouviram um barulho no casco da embarcação. Mas a PF só pode ter acesso a eles quando o navio atracou em Paranaguá.

Ainda de acordo com o delegado, dois dos homens disseram em depoimento que tinham interesse de ir para a Europa. O terceiro relatou que já conhecia o Brasil e que quer trabalhar no país.

Todos eles, de acordo com o delegado, relataram que deixam o país de origem em busca de uma vida melhor.

Agora, os três estão sob responsabilidade da agência marítima e Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) deve decidir se eles poderão ficar no Brasil ou se serão repatriados para a Guiné.

Desde o início do ano, oito pessoas foram encontradas de maneira clandestina em navios que atracaram no Porto de Paranaguá, de acordo com a PF. Desse total, três são os africanos resgatados nesta quinta, um aguarda um processo de refúgio e quatro estão em processo de repatriação.

 

Com G1

Copyright © 2017 O Presente