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Paraná Pedágio

ANTT prorroga audiência pública sobre novo modelo de concessão de rodovias federais no Paraná

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(Foto: Reprodução/RPC TV)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prorrogou até o dia 05 de abril o período de audiência pública sobre o novo modelo de concessão das rodovias federais do Paraná.

Inicialmente, o prazo final para registro das contribuições era segunda-feira (22), mas o site da agência ficou fora do ar ao longo do dia, e o período foi prorrogado por duas semanas. Contribuições e sugestões sobre o modelo podem ser feitas pelo site da ANTT.

O Ministério da Infraestrutura prevê que mais de R$ 40 bilhões sejam investidos em novos contratos de concessão das estradas paranaenses. Os novos contratos devem valer por 30 anos, prorrogáveis por outros cinco anos.

 

TRECHOS

Veja, abaixo, a distribuição das rodovias e trechos em cada lote do projeto:
– Lote 1: trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, com extensão total de 473,01 km;
– Lote 2: trechos das rodovias BR-153, BR-277, BR-369, BR-373, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-508 e PR-855, com extensão total de 575,53 km;
– Lote 3: trechos das rodovias BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445, com extensão total de 561,97 km;
– Lote 4: trechos das rodovias BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986, com extensão total de 627,98 km;
– Lote 5: trechos das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, com extensão total de 429,85 km;
– Lote 6: trechos das rodovias BR-163, BR-277, R-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, com extensão total de 659,33 km.

 

A proposta é que sejam realizados:
Duplicação de 1.783 quilômetros de rodovias
Implementação de 253 quilômetros de faixas adicionais
104 quilômetros de terceira faixa
Construção de dez contornos urbanos

Os contornos estão localizados nas cidades de Apucarana, Arapongas, Califórnia, Itaúna do Sul, Londrina, Maringá, Marmeleiro e Ponta Grossa. A maioria das obras, de acordo com a EPL, deverá ser entregue até o sétimo ano dos contratos.

 

PROMESSA DE PEDÁGIO MAIS BARATO

A promessa da proposta inicial do novo modelo é de que as tarifas fiquem até 67% mais baratas para carros de passeio, e 63% menores pra veículos comerciais.

A proposta é que o leilão seja feito por modelo híbrido. Neste formato, o edital define o valor máximo da tarifa de pedágio. Ganha a concessão a empresa que oferecer o maior desconto ao motorista dentro de um limite máximo e, caso haja empate, leva o leilão quem pagar mais ao governo, a chamada outorga.

Após a manifestação de deputados, senadores, entidades de classe e setor produtivo, que pedem que seja adotado o modelo de menor valor da tarifa, sem pagamento de outorga, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, afirmou que o valor da outorga será revertido totalmente para investimentos nas rodovias.

Anteriormente, a previsão era que este valor ficasse com o Governo Federal.

 

Com RPC TV

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