Copagril
Paraná TECNOLOGIAS

Aplicativo permitirá que a população doe direto para entidades

Foto: Divulgação/SEJUF

O Paraná terá um aplicativo para promover a doação direta entre os cidadãos e entidades beneficentes que atendem crianças, adolescentes, idosos, mulheres, pessoas com deficiência e em situação de rua, além de indígenas. Trata-se do Paraná Solidário, uma tecnologia idealizada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e desenvolvida pela Celepar. O lançamento oficial ocorrerá ainda neste mês.

Disponível nas versões Android e IOS, o aplicativo poderá ser instalado de graça e possui todas as informações necessárias para o repasse direto, sem intermediários, de itens como alimentação e eletrodomésticos. “Estamos democratizando as doações e todas as entidades poderão ter as mesmas chances de receber as contribuições. O paranaense é um povo solidário que tem respondido aos apelos nas situações críticas”, disse o secretário da pasta, Ney Leprevost.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

De acordo com ele, aplicativo Paraná Solidário veio para inovar, conectando os que querem fazer o bem e ajudar a quem mais precisa, ou seja, as entidades assistenciais. “Final de ano é um momento no qual percebemos um aumento de iniciativas voltadas para doações. Como forma de auxiliar a sociedade, lançamos o aplicativo, uma forma prática de efetuar os repasses”, disse.

COMO FUNCIONA

Para doar é necessário entrar no aplicativo e fazer o cadastro com informações pessoais, o que torna o processo mais seguro, pois é possível saber com quem está sendo feita a transação. A partir daí, é só selecionar a categoria do que se quer doar e “publicar o anúncio”, ou seja, colocar a descrição do produto e fotos. O doador pode escolher, entre os interessados, quem receberá o item ou deixar que o sistema do Paraná Solidário escolha randomicamente entre três opções, num raio de 50 quilômetros, quais entidades necessitam da doação. A finalização é feita por uma conversa no chat do aplicativo, combinando dia e local de entrega.

O aplicativo pode ser instalado de graça e permite doar alimentação; calçados; cama/mesa/banho; higiene/limpeza; material escolar; vestuário; eletrodomésticos e eletroeletrônicos; livros; itens esportivos; universitários; veículos e muito mais.

“Começamos a operar com mais de 50 entidades cadastradas, todas parceiras da Sejuf”, explicou o coordenador de Gestão e Informação da secretaria estadual, André Telles. Ele destaca que as entidades podem fazer o cadastro diretamente no aplicativo, desde que tenham CNPJ.

Telles disse que a plataforma permite que o usuário tenha acesso a todas as entidades cadastradas próximas a ele e, a partir de filtros de pesquisa, escolher o público e a forma como deseja ajudar. “O funcionamento do aplicativo é simples e rápido, desenvolvido especialmente para que qualquer pessoa possa doar sem burocracia”.

O lançamento do Paraná Solidário será no dia 17 (quinta-feira), às 10 horas, no Palácio Iguaçu.

 

Com Agência Estadual de Notícias

TOPO